Há quase 7 meses afastado do circuito profissional para tratar uma lesão no joelho, o primeiro chinês a disputar a chave principal de um Grand Slam, Zhizhen Zhang está de volta e acabou derrotado na estreia do ATP 500 de Pequim, na China, mas saiu de quadra satisfeito.
Zhang perdeu do francês Terrence Atamane em 6/4 6/2, mas buscou olhar com bons olhos seu retorno às quadras: “Eu joguei muito bem hoje, mas depois do primeiro set, acho que ele teve 16 bolas vencedoras. Ele foi muito agressivo na linha de fundo e poderoso no saque. Foi difícil para mim, principalmente na devolução. Faz seis meses que não jogo com um canhoto. O ritmo costuma ser um pouco diferente, mas pelo menos me senti como se estivesse jogando uma partida normal depois de seis meses”, declarou ele aos jornalistas.
Perguntado sobre como tem lidado com as próprias expectativas diante de um momento complicado como uma lesão, Zhang pontuou: “Sou paciente, mas depende de como as coisas vão. Normalmente sou uma pessoa muito paciente, mas neste caso em particular, é realmente um pouco frustrante, especialmente nos estágios iniciais. É complicado, uma situação difícil; às vezes, senti que estava me autodestruindo um pouco. Agora, o que estou fazendo é tentar ver como eu estava há dois meses, comparando com o que estou agora e como evoluí desde então”.
O chinês, que aproveitou o período de tratamento da lesão para estar mais perto da família, em especial da filha que recentemente completou 1 ano, afirma que voltar às quadras é a parte mais difícil do processo: “Tudo é diferente depois de uma lesão, depois de ficar tanto tempo fora. Primeiro, a sensação em quadra é um pouco estranha; às vezes, você não sabe o que fazer. Você percebe aquela falta de preparo, o fato de não saber como se preparar para certas coisas. Quando você precisa melhorar, pode ser complicado porque você não sabe para onde se virar. O jogo de hoje é um bom exemplo; joguei três partidas nas últimas duas semanas, embora a primeira tenha sido totalmente surpreendente. Muitas pessoas achavam normal jogar tão bem depois de tanto tempo, mas a verdadeira situação ficou evidente nas partidas seguintes”.
Zhang voltou oficialmente na semana passada, na chave do ATP de Hangzhou, também na China, e ali venceu uma batalha contra o compatriota Yunchaokete Bu e perdeu na sequência do tcheco Dalibor Svrcina. Zhang não jogava desde a estreia no Masters de Indian Wells, onde levou virada do canadense Gabriel Diallo.