Crédito: Shanghai Rolex Masters
Crédito: Shanghai Rolex Masters

Vacherot vira batalha de 3h contra Rune e faz história em Shanghai

Compartilhe:

O monegasco Valentin Vacherot, 204º da ATP, segue fazendo história nas quadras do Masters de Shanghai, na China, e superou o dinamarquês Holger Rune, 11º, se tornar o primeiro de seu país na semifinal de um Masters e somar outros recordes.

Em quadra, contando com em grande do público presente, Vacherot encarou uma difícil de 2h59 com placar de 2/6 7/6 (7-4) 6/4 tendo disparado sete aces contra 12 de Rune, que cometeu quatro -faltas a uma e 73% dos jogados com seu primeiro serviço contra 65% do monegasco, que disparou 28 vencedoras a 32 do dinamarquês, que cometeu 22 erros não-forçados a 19 de Vacherot.

Apesar de um início de jogo bastante desfavorável, em que sofreu uma quebra logo no início do set, no 3º game, Vacherot foi tentando se recompor em quadra, mas diante de um forte ritmo imputado por Rune que confiante e em vantagem na disputa conquistou nova quebra no 7º game e administrou a primeira parcial.

O calor bastante úmido em Shanghai e uma mínima de 24º com sensação térmica em quadra mais alta, os dois tenistas sentiram o clima em momentos diferentes. Assim, o segundo set foi marcado por troca de quebras entre os 4º e 5º games e a disputa seguiu acirrada, com Rune sacando com um pouco mais de autoridade em seus games e se encaminhou para o tiebreak, onde a luta do francês fez diferença e com duas mini-quebras empatou a

Rune pediu atendimento físico em duas oportunidades na partida e no início do terceiro set pareceu ter sentido cãibras, para o qual não se pode pedir atendimento. Mesmo com a aparente problema na coxa durante a partida, o dinamarquês tentou não deixar o ritmo cair, seguiu sacando bem até que no 7º game, após duas excelentes devoluções fundas do monegasco, trabalhou com segundo serviço e acabou quebrado de zero. Vacherot manteve-se bem no saque, lutou por pontos da linha de base, salvou dois breakpoints arriscando com forehand ao sacar para o jogo e conquistou a maior vitória de sua .

Esta é a primeira semifinal da carreira de Vacherot no circuito ATP. E nela o tenista aguarda pelo vencedor do duelo entre o sérvio Novak Djokovic, ex-número 1 e atual 5º, e o belga Zizou Bergs, 44º. Djokovic é o maior campeão do Masters de Xangai com quatro títulos (2018, 2015, 2013 e 2012).

A vitória sobre Rune marca a maior vitória da carreira de Vacherot em termos de classificação no circuito e, também, ranking do adversário.

O tenista de 26 anos é o segundo com o mais baixo ranking a alcançar a semi de um Masters desde o americano Chris Woodruff, então 550º, alcançar a semifinal em Indian Wells 1999. Esta estatística considera dados desde 1990, quando os torneios deste nível foram incluídos no circuito . Naquela ocasião, Woodruff não passou da semifinal.

A campanha em Shanghai fez Vacherot inverter para positiva sua estatística de confrontos diante dos tenistas do top 50. Até a campanha no torneio chinês, o monegasco acumulava quatro derrotas e duas vitórias contra tops 50. Agora, a estatística está em seis vitórias e quatro derrotas.

Noticias Relacionadas

Quer acompanhar as últimas notícias?