Começa nesta sexta-feira, 2 de janeiro, a disputa do primeiro torneio ATP do ano, o 250 de Brisbane, na Austrália, que tem como um dos seus destaques o carioca João Fonseca, que aos 19 anos jogará a competição pela primeira vez.
Nesta sexta será o início do qualificatório, e na segunda-feira, 4 de janeiro, será iniciada a chave principal que tem como principal nome o ex-número 1 do mundo, Daniil Medvedev. Também joga o torneio o atual campeão, o tcheco Jiri Lehecka.
Incorporado ao circuito mundial em 2009, o torneio de Brisbane também recebe a chave de um WTA 500, que este ano acontece simultaneamente e tem a lista de inscritas liderada pela número 1 do mundo e atual campeã, Aryna Sabalenka.
Desde a sua criação, o ATP de Brisbane não ocorreu apenas entre 2020 e 2023, edições estas suspensas pela criação da United Cup e afetada também pela pandemia em 2021 dadas as retrições de entrada e mobilidade impostas pelas autoridades locais.
Entre os campeões históricos do torneio estão diversos ex-números 1 do mundo: o escocês Andy Murray (2012 e 2013), Lleyton Hewitt (2014), Andy Roddick (2010), e o suíço Roger Federer.
Brisbane foi palco da vitória de número mil de Federer no circuito, que veio em 2015 em uma vitória contra o candense Milos Raonic.
Favoritos na edição 2026
A lista de inscritos no ATP 250 de Brisbane (confira completa aqui), determinou quem serão os oito cabeças de chave, o que inclui o carioca João Fonseca.
A chave é com 32 atletas e24 duplas, com os quatro principais favoritos em cada uma das chaves saindo de bye na primeira rodada – o que significa sem jogar aguardando definição de rival.
Os oito favoritos na chave são: Medevdev, 13º da ATP; o espanhol Alejandro Davidovich Fokina, 14º; o tcheco Jiri Lehecka, 17º; o americano Tommy Paul, 20º; o canadense Denis Shapovalov, 23º; Fonseca, 24º; o britânico Cameron Norrie, 27º; e o americano Learner Tien, 28º.









