Na partida em que a juventude e boa fase do grego Stefanos Tsitsipas, 15º da ATP, de apenas 20 anos, superou a experiência do ex-top 5 e atual 214º, o espanhol Tommy Robredo de 36 anos, que furou o qualificatório, mas ficou pela estreia no US Open.
Tsitsipas precisou de 2h35 para fechar a partida duríssima pelo placar de 6/3 7/6 (1) 6/4 tendo disparado os oito aces da partida e cometendo três duplas-faltas contra duas do espanhol.
O grego começou a partida salvando breakpoint e convertendo quebra na sequência, abriu 3/0 no placar e brigou muito para sustentar a vantagem e fechar o primeiro set.
O segundo set foi extremamente disputado, Tsitsipas precisou salvar dois breakpoits no oitavo game, arriscou tudo para salvar dois setpoints no décimo game, forçou o tiebreak onde foi mais sólido, diante de Robredo, que buscou alongar disputa de trocas de bolas e tirar o grego da quadra com bolas anguladas.
No terceiro set, Robredo saiu com quebra de vantagem, fez 2/0 no placar, mas acabou parando num excelente game do rego, que quebrou de zero no quarto game e seguiu pressionando. Exausto, muito em virtude do forte calor em Nova York, Tsitspas entrou em quadra, viu Robredo tentar tirar a bola para a paralela, cometer o erro não-forçado, ser quebrado e dar a vitória ao grego, que após cumprimentar o rival na rede, deitou na quadra e a beijou (vídeo abaixo).
Na próxima rodada Tsitsipas encara o russo Daniil Medvedev que superou o compatriota Evgeny Donskoy pelo placar de 7/5 6/4 6/2.
Os dois tenistas já se enfrentaram uma vez no circuito profissional, com vitória de Medvedev no piso rápido de Miami este ano.
Tsitsipas(🎥Eurosport) pic.twitter.com/CfEePGX1ZI
— doublefault28 (@doublefault28) August 28, 2018









