O tio e mentor de Rafael Nadal, Toni Nadal, concedeu uma entrevista ao programa Radioestadio Noche da rede de rádios espanhola Onda Cero na qual falou que não vê nenhum jovem fazendo frente a Carlos Alcaraz e citando João Fonseca em primeiro lugar.
Analisava Alcaraz: “Sua capacidade física é extraordinária, tem golpes boníssimos, todos os seus golpes são boníssimos, e para mim ele tem uma grande vantagem que é eu não vejo quase nenhum rival que o possa incomodar muito, (Jannik) Sinner, evidentemente”.
Toni então foi questionado se o alemão Alexander Zverev seria um desses outros, ele afirmou que sim, mas que depende muito do dia do alemão, porque este tem “um problema de ordem mental“.
Toni Nadal então passou a explicar aos jornalistas que quando se está como líder do ranking, o que te incomoda e impulsiona são os tenistas mais jovens. Ele citou o caso do suíço Roger Federer antes de seguir falando de Alcaraz: “Veja o Federer, ele estava tranquilo no número 1 do mundo, ganhando de todo mundo e aí chega um moleque, Rafael,e ele sabe que tem um problema, que vem com de 17 anos e ganha dele”.
“No caso do Rafael, eu me lembro que quando eu vi (Novak) Djokovic eu lhe disse: ‘Rafael, temos um problema. Esse cara é muito bom' e a gente nem sabia direito quem ele era. Depois disso te vem (Juan Martín) Del Potro, (Andy) Murray e outro e isso vai te impulsionando”, seguiu.
“Hoje em dia eu não vejo nenhum, nem um (João) Fonseca ou um (Jakub) Mensik que possam lutar com Carlos em um ou dois anos. Não sei se vai aparecer alguém logo, mas, no momento, eu não conheço nenhum jovem de 18 ou 19 anos que esteja dando demonstrações que possa ser um número 1”.









