Cabeça de chave número 1 e atual 69º colocado no ranking mundial, o argentino Carlos Berlocq é a grande atração do Campeonato Aberto de Tênis do Rio Grande do Sul, apresentado pela Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer, Oi e Água Schin, que se realiza na Sogipa, em Porto Alegre.
Berloq estreia no Challenger gaúcho nesta terça-feira, dia 23, em partida programada para a quadra central, não antes das 11h30min. O adversário é seu compatriota Andrea Collarini, 254º no circuito. A rodada desta terça se inicia às 10 horas e prevê a disputa de 13 jogos válidos pela primeira rodada da chave principal.
Carlos Berlocq, que treinou no final da manhã nas quadras da Sogipa, explicou que preferiu ficar na América Latina a jogar a gira asiática. “Escolhi Porto Alegre pela proximidade. Além disso, sempre gostei de jogar no Brasil”, resumiu o atleta que tem dois títulos da série ATP 250, em Bastad, Suécia, em 2013, e em Oeiras, Portugal, em 2014. E garantiu não se sentir pressionado pelo fato de entrar em quadra como o principal favorito ao título. “Eu quero fazer o meu melhor. Os resultados são consequência”, comentou o tenista de 31 anos.
Integrante da equipe de seu país na Copa Davis de Tênis, Carlos Berloq disse esperar por um ótimo confronto entre Brasil e Argentina pela primeira rodada do Grupo Mundial, de 6 a 8 de março de 2015, em casa. “Não importa o esporte, Argentina x Brasil é sempre um clássico”, assegurou. “Eu quero jogar este confronto, mas precisarei mostrar no circuito que estarei com um bom nível de tênis para ter chances de ser convocado”, completou o tenista.
O Aberto de Tênis do Rio Grande do Sul é um torneio da série Challenger, conta pontos para o ranking mundial da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) como um torneio de US$ 40 mil em prêmios mais hospedagem. Os jogos são disputados em piso de saibro.
A entrada na Sogipa é franca.
Programação de terça-feira, dia 23:
Chave principal de simples – Primeira rodada
Quadra central:
10 horas – Axel Michon (FRA/7) x Eduardo Russi Assumpção (BRA/WC)
Não antes das 11h30min – Carlos Berlocq (ARG/1) x Andrea Collarini (ARG)
A seguir – Daniel Dutra da Silva (BRA/Q) x Guilherme Clezar (BRA/8)
Não antes das 15h45min – André Ghem (BRA) x Facundo Arguello (ARG/4)
Quadra 2:
10 horas – Darian King (BAR) x José Pereira (BRA)
A seguir – Facundo Bagnis (ARG/3) x Caio Zampieri (BRA/Q)
Não antes das 15 horas – Nicolas Kicker (ARG) x Diego Schwartzman (ARG/2)
Quadra 5:
10 horas – João Menezes (BRA/Q) x Ricardo Hocevar (BRA)
A seguir – Adrian Sikora (SVK) x Fabrício Neis (BRA/WC)
A seguir – Marcelo Zormann (BRA/WC) x Christian Garin (CHI)
Quadra 9:
10 horas – Fabiano de Paula (BRA) x Richard Becker (GER)
A seguir – Guido Andreozzi (ARG/6) x Ivo Klec (SVK)
A seguir – Gianni Mina (FRA) x Tiago Lopes (BRA/Q)









