Número 112 do mundo, chileno Alejandro Tabilo, ex-top 20, garantiu sua vaga nas quartas de final do ATP 250 de Chengdu, na China, após vitória contra o segundo favorito, o italiano Luciano Darderi, por 6/4 6/3.
Após os primeiros oito meses de 2025, durante os quais teve dificuldades com a forma física e também sofreu lesões no punho e no abdômen, o chileno estava visivelmente emocionado após derrotar Darderi e chegar à sua primeira quartas de final em nível de torneio desde outubro passado.
“Foi um ano muito difícil para mim, então estou feliz por recuperar um pouco o ritmo e espero que este seja o começo de novo”, disse Tabilo, que tem um retrospecto de sete vitórias e 13 derrotas na temporada, em sua entrevista em quadra. “Continuei com o ritmo, mas muito feliz com a vitória.”
Duas vezes campeão de torneios ATP, Tabilo mostrou sinais de sua melhor forma ao chegar à China no início deste mês, quando chegou à final do Challenger em Guangzhou. Em Chengdu, ele venceu duas partidas do quali contra Rigele Te e Lloyd Harris, respectivamente, antes de conquistar sua primeira vitória em nível de torneio desde Roland Garros ao despachar Jordan Thompson na primeira rodada.
Em busca de sua segunda vitória no Top 50 de 2025, após derrotar Novak Djokovic em abril em Monte Carlo, Tabilo, de 28 anos, superou Darderi por 32 winners a 21 no confronto de sexta-feira. Ele converteu os dois break points conquistados e salvou os quatro que enfrentou, para melhorar para 2 a 1 em sua série Lexus ATP Head2Head contra o italiano Darderi.
“Acho que foi só físico. Vim de (três) partidas seguidas e joguei um Challenger na semana passada, então foi só recuperação e conseguir segurar”, refletiu Tabilo. “Eu sabia que Luciano joga muito bem, então eu simplesmente tinha que estar lá, ser sólido, e estou muito feliz por ter conseguido superar isso com o apoio da equipe.”
Tabilo enfrentará Christopher O’Connell em Chengdu, após o australiano derrotar Yi Zhou por 6/2 6/4.









