Eliminada nas oitavas de final do WTA 1000 de Pequim, na China, pela americana Emma Navarro, Iga Swiatek, número dois do mundo, explicou o baixo rendimento sobretudo no terceiro set. Ela caiu por 6/4 4/6 6/0 cometendo 70 erros não-forçados.
“Este certamente não foi o dia mais positivo, então agora preciso analisar, aprender algumas lições e tentar ser melhor da próxima vez. Não estou lesionada, longe disso, só joguei mal desta vez. Consegui melhorar no segundo set, mas no terceiro cometi muitos erros desde o início. Eu sabia que estava indo mal, mas acabei fazendo errado em vez de realmente descobrir. Talvez eu estivesse mais nervosa, muito emotiva. Tentarei manter a calma da próxima vez para ter espaço na minha cabeça para resolver os problemas. Honestamente, senti que nada estava funcionando, e foi por isso que fiquei cada vez mais nervosa.”
Ela tentou analisar o que deu errado no encontro: “Eu teria que rever a partida para ver quais aspectos eu precisaria ajustar ou me movimentar melhor durante a partida. Talvez tenha havido alguns jogos em que fiz a coisa certa, mas depois tudo parou de novo e eu parei de me movimentar bem de novo. Acho que foi uma questão de pequenas coisas, eu definitivamente deveria ter tomado decisões melhores. Não fiz isso no primeiro set, e a bola saiu bem, então é difícil apontar apenas um motivo.”
Agora ela foca no WTA 1000 de Wuhan, também na China, e na reta final da temporada: “Você começa a ver a linha de chegada, mas isso não significa que fica mais fácil. Ainda preciso me concentrar no que está acontecendo aqui e agora, o que acho incrivelmente difícil nesta fase da temporada. Você sabe que existe uma linha de chegada, mas não quer pensar muito nela porque isso não vai te levar a lugar nenhum; na verdade, só vai tornar o processo ainda mais difícil. Então, estou apenas tentando continuar… ainda faltam dois grandes torneios. Mesmo que a linha de chegada esteja lá, acho que todo mundo quer chegar lá, então é importante.”
“Sinceramente, há algumas coisas específicas que acho que posso melhorar em quadra, então tentarei fazer isso nos próximos dias. Nunca estive em Wuhan, então não tenho ideia de como é o lugar ou as quadras, mas será legal conhecer um lugar novo. É bom que o torneio seja mais curto, então não importa tanto se você ganha ou perde; você pode simplesmente continuar e fazer o seu trabalho, só isso. Farei o meu melhor, tentarei trabalhar essas coisas em quadra e, com sorte, estarei pronto para a primeira partida.”