A polonesa Iga Swiatek ganhou as redes sociais com um registro de um momento em que na coletiva de imprensa do vice-campeonato de duplas mistas do US Open, ao lado de Casper Ruud, fez uma referência ao ídolo espanhol Rafael Nadal.
Swiatek observava atentamente ao parceiro explicar a um jornalista a raiz de tamanho entrosamento entre os dois: “Iga e eu jogamos a United Cup [único torneio misto entre países do circuito profissional ATP e WTA] antes, então temos alguma experiência em jogo de duplas mistas, não juntos. Mas nós temos uma boa química, somos pessoas parecidas, fáceis de lidar. Igaé humilde…”, quando foi interrompido pela polonesa.
“Nós somos as crianças do Rafa”, disse ela sorrindo e ouvindo a concordância de Ruud: “Sim. Acho que é isso que as pessoas dizem”, disse ele sorrindo e completou: “Mas foi fácil compartilharmos tempos juntos e encontrar uma boa química”, completou.
A referência feita pela polonesa vem do fato de que no circuito mundial, muitas das pessoas que atuam ali, de treinadores e jogadores, fazem referência aos dois como “adotados” por Nadal. Swiatek nunca escondeu que Nadal era seu modelo como jogador e desde que tornou isso público, no início de sua ascensão no circuito, o ídolo espanhol fez questão de compartilhar tempo e até treinos com ela. Swiatek também já passou por diversas etapas de treinamento na academia de Rafa em Manacor.
Ruud, por sua vez, treina oficialmente na academia do espanhol há 6 temporadas. Ele também tem Nadal como referência e ídolo. Sua ida à Rafa Nadal Tennis Academy se deu após uma conversa entre seu pai e treinado Christopher Ruud e Toni Nadal, diretor técnico da academia.