Em entrevista para o CLAY, Iga Swiatek, número dois do mundo, destacou o equilíbrio do circuito feminino hoje em dia que, segundo ela, vem subindo de nível e com meninas batendo e sacando cada vez mais forte.
“Acho que terminar em segundo lugar é uma grande conquista. Acho que o nível de todas nós ficou mais equilibrado. Acho que isso ficou evidente, principalmente durante as finais da WTA, quando praticamente qualquer uma de nós poderia vencer o torneio. Jogamos muitas partidas muito disputadas.”
“Há algumas jogadoras que obviamente preferem certas condições, enquanto outras se sentem melhor em determinadas épocas da temporada… mas acho que, no geral, todas estamos melhorando muito rapidamente.
Se eu sacasse a 185 quilômetros por hora há três anos, acho que seria um divisor de águas, seria incrível, mas agora que aprendi a fazer isso, percebi que as meninas estão sacando a 195. Obviamente, não se trata apenas de velocidade. É só um exemplo, mas acho que o tênis está evoluindo e todas nós estamos apresentando um nível muito bom agora.”
“A temporada foi desafiadora, mas estou muito orgulhosa dela”, disse ela. “Mas também estou feliz que tenha terminado, porque joguei muitas partidas este ano. E a agenda estava lotada.”
“Tenho que dizer que a maioria das coisas incríveis que aconteceram na minha carreira aconteceram quando eu menos esperava e nem estava realmente focada nelas”, disse ela.
“Não sou o tipo de pessoa que se imagina com o troféu ou algo do tipo. Acho que isso não me daria muita disciplina em relação ao trabalho, então prefiro me concentrar no processo. Além disso, nem sempre temos controle total sobre os resultados.”
Swiatek ficou a apenas um ponto de chegar à final em Melbourne este ano, e a tenista de 24 anos sabe o quão perto está de completar o Carrer Grand Slam.
“Não costumo estabelecer metas assim. Obviamente, é algo com que sonho e que quero que aconteça um dia, mas não vou chegar a Melbourne pensando nisso todos os dias.
“Sei que tenho sete partidas para vencer e os Grand Slams duram duas semanas, muita coisa pode acontecer. Então, vou mesmo dar um passo de cada vez. O importante é me concentrar bem na pré-temporada, e depois veremos. Mas, com certeza, seria a realização de um sonho.”








