(Crédito: WTA Finals Riyadh)
(Crédito: WTA Finals Riyadh)

Swiatek abre disputa do WTA Finals neste sábado

Compartilhe:

A polonesa Iga Swiatek, vice-líder do ranking da , é o principal destaque do primeiro dia de competição do WTA Finals – que reúne as oito melhores do ano em Riad, na Arábia Saudita. Swiatek busca retomar o posto de número 1 do mundo.

Campeã do WTA Finals em 2023, Swiatek é a principal favorita no Grupo Serena Williams. O Grupo é completo pela cazaque Elena Rybakina e pelas americanas Madison Keys e .

Rybakina é a segunda mulher asiática a se classificar por três temporadas consecutivas para a disputa do WTA Finals. Antes dela, apenas a chinesa Na Li conseguiu este feito entre 2011 e 2013. faz sua estreia no Finals. Keys, por sua vez, disputa a competição pela segunda vez; em 2016 ela não passou da fase de grupos. Este é o quinto ano consecutivo de Swiatek jogando o WTA Finals.

A polonesa abre a programação do torneio neste sábado às 12h pelo horário de Brasília contra Keys. Na sequência, Rybakina e Anisimova fazem o segundo duelo do dia.

Swiatek e Madison Keys se enfrentaram sete vezes no e a polonesa levou a melhor em cinco destes encontros.

Em 2025, as duas tenistas se encontraram duas vezes, na semifinal do e nas de final no WTA 1000 de Madri; a primeira partida foi vencida pela americana e a segunda pela polonesa. Curiosamente, ambos os jogos foram decididos em viradas.

Possibilidades de número 1 em jogo

Iga Swiatek conta com a matemática para manter as esperanças de reassumir o posto de número 1 ainda em 2025. Ela está a 1.675 pontos de distância de Sabalenka no ranking e caso ça uma campanha invicta na competição, somará 1500 pontos ao fim do torneio.

Tanto Swiatek quanto Sabalenka defendem 400 pontos conquistados no WTA Finals de 2024 de duas vitórias para cada tenista na fase de grupos.

Sequência do torneio

O Grupo Stefanie Graf que tem a bielorrussa Aryna Sabalenka como principal favorita e conta ainda com a atual campeã do torneio, a americana Coco Gauff, sua compatriota Jessica Pegula e a italiana Jasmine , única tenista a disputar o WTA Finals 2025 em simples e duplas.

O Grupo Stefanie Graf estreia neste domingo, 2 de novembro.

Noticias Relacionadas

Quer acompanhar as últimas notícias?