Número 1 do mundo e atual campeão do US Open, Jannik Sinner passou um aperto neste sábado e precisou virar difícil duelo para se garantir nas oitavas de final do último Grand Slam do ano.
O italiano marcou 3 sets a 1 sobre o canadense Denis Shapovalov, 29º colocado, com parciais de 5/7 6/4 6/3 6/3 após 3h12min de duração na quadra central Arthur Ashe.
A vitória é uma vingança da derrota no Australian Open de 2021 no único jogo entre eles até este sábado. Sinner ainda não tinha desabrochado como o grande jogador que virou desde o ano passado.
Sinner viveu momentos complicados. Perdeu o primeiro set, teve games difíceis em seu saque na segunda parcial vencendo nos detalhes. Esteve abaixo 3 a 0 no terceiro, mas engatou seis games seguidos, vencendo a parcial com quebra após duplas-faltas do canadense. No quarto set abriu 3 a 0 e comandou tendo problemas somente no último game salvando break-point.
Jannik segue invicto em Grand Slams no piso duro. Ele foi bicampeão do Australian Open em 2024 e 2025, campeão do US Open na temporada passada e soma mais três vitórias em Nova York. Já são 24 triunfos consecutivos com sua última derrota para Alexander Zverev no US Open em 2023 nas oitavas de final.
Ele vence a 84ª em Grand Slams onde tem 103 partidas e a 10ª seguida onde vem de título em Wimbledon e final em Roland Garros. Na carreira são 297 triunfos em jogos nível ATP.
Nas oitavas de final o rival será o cazaque Alexander Bublik, cabeça de chave 23 e que o derrotou na grama de Halle, na Alemanha, ou o americano Tommy Paul, 14º pré-classificado.