O italiano Jannik Sinner, vice-líder do ranking da ATP, ganhou nesta quinta-feira um presente inusitado da organização do Masters de Xangai, na China.
Um dia após conquistar o título do ATP 500 de Pequim, Sinner teve uma programação cheia de compromissos em Xangai com treino, atividade com fãs e atendimento da mídia local. Para finalizar, o tenista italiano foi presenteado com uma estátua sua em formato de um guerreiro em terracota.
“Ele é mais forte do que eu sou”, disse Sinner ao observar a obra em tamanho real.
Entenda Guerreiro Terracota
A escultura de Sinner em formato de ‘Guerreiro em Terracota’ é uma referência ao Exército de Terracota, também chamado de Guerreiros de Xian, que são cerca de mil estátuas de soldados construídas entre 259 e 210 A.C para proteger o túmulo do primeiro imperador da China, Qin Shi Huang.
As estátuas são uma representação vívida e individual do exército pessoal do imperador, que teria sido enterrado no mesmo espaço mausoléu onde estão os guerreiros. O complexo funerário, que se tornou um dos museus mais visitados do mundo, foi descoberto por acaso em 1974 quando agricultores escavavam a região nas proximidades da cidade de Xian, uma das antigas capitais chinesas.
Cada um dos guerreiros de Xian possui características físicas diferentes, como fisionomia, porte físico e idade. O padrão está apenas na mesma armadura usada por todos e que pode ser verificada na estátua de Sinner.
A matéria-prima do Exército do Imperador Qin Shi Huang é apenas terra assada (terracota), mas análises arqueológicas apontam que cada um dos soldados foi pintado em cores vívidas, com predominância do vermelho e tom de cobre das vestimentas. Não há resquícios visuais nas estátuas do uso de tinturas e pigmentos atualmente.
Saiba mais sobre o Museu Mausoléu de Xian e o Exército de Terracota aqui: chinês ou inglês.









