Foi iniciada nesta quarta-feira a disputa da chave do Masters de Xangai, na China, e alguns favoritos, que não jogam a primeira rodada, conheceram seus primeiros adversários na competição. O italiano Jannik Sinner e o sérvio Novak Djokovic são os destaques.
Cabeça de chave dois, mas efetivamente principal favorito ao título dada a desistência por lesão do espanhol Carlos Alcaraz, o italiano Jannik Sinner estreia contra o alemão Daniel Altmaier, 50º, que venceu o qualifier australiano Tristan Schoolkate, 100º, em 6/3 6/4 após 1h23 de duelo.
Sinner e Altmaier já se enfrentaram duas vezes no circuito profissional e cada tenista venceu um duelo. Esta será a primeira vez que os dois se enfrentarão no piso rápido coberto.
Atual campeão, o italiano busca pela primeira vez na carreira defender um título em Masters 1000. Altmaier, por sua vez, buscará sua segunda vitória em Xangai e a segunda vitória da carreira sobre um tenista top 5, tendo este ano vencido o americano Taylor Fritz, então 4º da ATP, na chave de Roland Garros.
Maior campeão do Masters de Xangai com quatro títulos (2018, 2015, 2013 e 2012), o sérvio Novak Djokovic, ex-número 1 e atual 4º do mundo, tem estreia marcada diante do experiente croata Marin Cilic, ex-top 5 e atual 97º, que vem de vitória diante do qualifier georgiano Nikoloz Basilashvili, 104º, com placar de 6/3 7/6 (7-5).
Djokovic e Cilic já se enfrentaram 21 vezes no circuito profissional e o sérvio levou a melhor em 19 confrontos. Esta será a primeira vez deles se enfrentando em Xangai e a segunda em território chinês, já que em 2009 eles decidiram o título do ATP 500 de Pequim, que ficou com Djokovic.
Outros cabeças de chave também conheceram seus rivais em Xangai. O cabeça de chave 6, o americano Ben Shelton estreia contra o belga David Goffin, ex-top 10 e atual 87º, que conquistou uma sólida virada diante do francês Alexander Muller, 38º, com placar de 6/7 (6-8) 6/1 6/1. Shelton e Goffin já se enfrentaram uma vez e o belga levou a melhor.
Cabeça de chave 11, o norueguês Casper Ruud, 12º, estreia contra o belga Zizou Bergs, 45º, que venceu o americano Sebastian Korda, 75, em 6/4 7/5. Bergs e Ruud nunca se enfrentaram no circuito.
Já o russo Andrey Rublev, cabeça de chave 13 e 14º da ATP, faz sua estreia contra o qualifier japonês Yoshihito Nishioka, 157, que dominou na estreia o cazaque Aleksandar Shevchenko, 88º, em 6/1 6/2. Rublev e Nishioka já se enfrentaram cinco vezes e o russo levou a melhor em três destes encontros.








