(Crédito: AELTC)
(Crédito: AELTC)

Sinner, Djokovic e as demais ausências da Laver Cup 2025

Compartilhe:

A Cup será disputada entre esta sexta-feira e o domingo (19 a 21 de setembro) e novamente haverá ausência de nomes de destaque no circuito profissional, entre eles o sérvio e o italiano Jannik Sinner.

Leia mais

Saiba tudo sobre a a Laver Cup

O torneio criado por Roger em homenagem a Rod Laver é disputado desde 2017 entre o time Europa e o Mundo. Desde 2019, o evento passou oficialmente a ser parte do calendário da e apesar de não dar pontos no ranking, tem o ranking da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) como balizador nas convocações.

A regra da competição determina que quatro dos seis jogadores convocados para cada time são determinados por ranking. Entretanto, o ranking não é determinista em absoluto, já que não se trata de uma competição obrigatória e cada jogador que disputa o torneio de exibição negocia individualmente seu cachê de participação.

Considerando apenas o ranking, a equipe europeia do capitão Yannick Noah contaria com os quatro primeiros do ranking: o espanhol Carlos Alcaraz, o italiano Jannik Sinner, o alemão Alexander Zverev e o sérvio Novak Djokovic, respectivamente. Porém, tanto Sinner quanto Djokovic estão fora do torneio.

Sinner, de 24 anos, nunca jogou a Laver Cup, e não se sabe a razão desta ausência. Se ela se faz por uma questão de decisão de calendário, o tenista vem de ter disputado a final do US Open há duas semanas ou se a questão é monetária. Jannik Sinner não é um jogador que despreze torneios exibição, tanto que ele está confirmado pelo segundo ano consecutivo na disputa do , que será disputado entre 15 e 18 de outubro na capital da Arábia Saudita, Riad.

Jogam o Six Kings Slams ainda Alcaraz e Zverev, que estão na disputa da Laver Cup; Djokovic; o grego e o americano Taylor Fritz, que também está na Laver Cup, mas na equipe Mundo do capitão Andre Agassi.

Ausência de peso na Laver, Djokovic disputou a Laver Cup em duas oportunidades, 2018 e 2022. Em 2018, jogando com problemas físicos, o sérvio perdeu sua única partida de simples diante do sul-africano Kevin Anderson. Já em 2022, o sérvio participou do evento para a despedida de Federer nas quadras de tênis, formando equipe com os rivais e Andy Murray.

Com a ausência de Sinner e Djokovic, a sequência do top 10 apresenta o britânico Jack Draper, 7º, e o italiano Lorenzo Musetti, 9º, como europeus por ranking. Entretanto, Draper está enfrentando uma no braço direito e desistiu oficialmente da disputa do Six Kings Slams nesta quarta-feira. Musetti está disputando o ATP 250 de Chengdu, na China.

Pelo lado do mundo, o ranking tem Fritz, 5º, e o australiano Alex De Minaur, 8º, como escalados. Ben Shelton, também americano e sexto do mundo, não está na competição este ano. A equipe de André Agassi é a que menos segue a questão de ranking, já que o canadense Felix Auger Aliassime, 13º, também não jogará o torneio.

Completam o time mundo o argentino Francisco Cerundolo, 20º, o americano Alex Michelsen, 32º; o brasileiro João Fonseca, 42º; e o americano Reilly Opelka, 62º.

O time Europa tem, além de Alcaraz e Zverev, o dinamarquês Holger , 11º; o norueguês Casper Ruud, 12º; o tcheco Jakub , 17º; e o italiano Flavio Cobolli, 25º.

Noticias Relacionadas

Quer acompanhar as últimas notícias?