Cabeça de chave dois na disputa do ATP 500 da Basileia, na Suíça, o norte-americano Ben Shelton, 6º da ATP, foi supreendido pelo espanhol Jaume Munar, 42º, e abriu espaço na chave para o jovem brasileiro João Fonseca. Cabeça de chave 1, Taylor Fitz também está fora.
Shelton batalhou por 1h18 e acabou superado com placar de 6/3 6/4 por Munar, que conquistou a maior vitória de sua carreira e a segunda diante de um tenista do top 10.
“No tênis, sempre há jogadores com um estilo de jogo ao qual você pode se adaptar um pouco melhor, jogadores contra os quais seu estilo se encaixa de uma maneira especial. Nesse caso, sempre me lembrei da primeira vez que jogamos um contra o outro, em Shanghai 2023, onde cometi o erro de dar golpes muito curtos. A partir daí, comecei a estudar um pouco melhor seus pontos fortes, especialmente seu saque, embora haja muitas outras coisas que ele faz muito bem. A verdade é que me sinto confortável quando jogo contra ele; a sensação de enfrentar um dos melhores do mundo é sempre muito especial. Só posso sair orgulhoso por ter sacado e jogado muito bem”, explicou Munar na entrevista em quadra.
Munar encara nas quartas de final o bicampeão do torneio, o canadense Felix Auger Aliassime, que venceu o croata Marin Cilic.
Quem vencer deste duelo, encara o vencedor de João Fonseca e Denis Shapovalov.
Principal favoritona Suíça, o americano Taylor Fritz, 4º, acabou surpreendido pelo francês Ugo Humbert, 24º, com placar de 6/3 6/4 após 1h20 de partida.
Nas quartas de final, Humbert encara o americano Reilly Opelka, 62º, que venceu o holandês Botic van der Zandschulp, 82º, com placar de 7/6 (7-5) 6/7 (7-9) 6/3.









