(Crédito: Rolex Shanghai Masters)
(Crédito: Rolex Shanghai Masters)

Shanghai tem crescimento expressivo e deve movimentar R$ 1,5 bilhão

Compartilhe:

A organização do Masters de Shanghai, na , está otimista acerca do sucesso da primeira edição do torneio disputada em duas semanas e prevê um aumento significativo do público ao evento até domingo.

O diretor geral da Shanghai Jiushi Sports Industry Development, empresa que organiza o maior torneio de tênis masculino realizado em território chinês, Yang Yibin, concedeu entrevista nesta semana ao jornal local Xinmin e apontou que os dados que o torneio tem até o destacam para um aumento substancial na presença do público ‘in loco’ e garante que até a no domingo, 12 de outubro, 240 mil pessoas terão passado pelo evento.

Pela primeira vez disputado em duas semanas, efetivamente com 12 dias de competição nas principais, o Masters de Shanghai está disputando atenção do público com outros eventos esportivos uma corrida do Moto em longa duração, o Open de Remo da cidade que ocorre em sequência ao campeonato mundial e por isso reúne os maiores nomes da modalidade, o torneio feminino de do circuito mundial e outros.

Todos os eventos aproveitam o calendário do país, em que a primeira semana de outubro é feriado nacional. Chamada de ‘Semana Dourada’, a data reúne as ções do ‘Dia Nacional da China’ e o ‘Festival de Meio de Outono’ ou ‘Festival da Lua’ e por esta razão as famílias viajam pelo país.

Segundo levantamento do China Daily, o Masters de tênis tem recebido em média 20 mil pessoas por dia para acompanhar as partidas e treinos. O número é confirmado pela organizadora do evento ao Xinmin por meio de seu vice-presidente, Jin Mengting, e destaca que apenas a loja de souvenirs do torneio, que pode ser acessada sem , atende em efetivo de vendas diariamente entre 6 e 7 mil pessoas.

“É uma taxa de conversão relativamente alta”, confirma Jin ao Xinmin sobre o volume de vendas do torneio. Jin Mengting ainda destaca que de todo o público esperado para o torneio, cerca de 70% são de pessoas não-moradoras de Shanghai, das quais 11% são de estrangeiros.

Os números apresentam um aumento expressivo para o torneio se comparados com dados oficiais da edição 2024 do torneio, publicados pelo documento público intitulado: “Relatório de Avaliação de Impacto de Eventos de Xangai”, que aponta que o torneio recebeu 220 mil pessoas e movimentou 1,53 bilhão de yuans (cerca de R$ 1.166.307.066) na cidade em atividades de turismo como alimentação, hospedagem e ingressos vinculados ao torneio.

Dados oficiais da administração municipal de Shanghai apontam que até o último 9 de outubro, a cidade recebeu 25 milhões de turistas apenas neste feriado.

A título de curiosidade, eventos do mesmo nível no calendário masculino têm números aproximados. Este ano, Indian Wells, que é disputado na Califórnia, e é um evento que também conta com chave , recebeu 504.268 espectadores em 14 dias de competição, segundo publicou a Reuters após o evento. Dados da empresa organizadora do Miami Open apontam que na semana seguinte à Indian Wells, o também evento misto recebeu 405.448 espectadores.

Para comparar Shanghai com outro Masters sem a presença de uma disputa feminina, analisamos os dados oficiais da Federação Francesa de Tênis (FFT) que apontam que após a troca de arena o tradicional Masters de Paris recebeu em 2024 274 mil espectadores.

O crescimento médio de Shanghai segundo as autoridades locais é de 11% antes mesmo do fim do evento.

Noticias Relacionadas

Quer acompanhar as últimas notícias?