Começa neste domingo, 27 de julho, o Masters de Toronto, no Canadá, que está em sua 57ª edição e acontece ininterruptamente no calendário desde 1968, que teve o indiano Ramanathan Krishnan como seu primeiro campeão.
Esta é a primeira vez que a competição se realizará em duas semanas no calendário, com final definida em 7 de agosto. Esta também é a primeira vez da competição com 96 atletas na chave principal.
O aumento da chave e dos dias de disputa, 12, acompanham o aumento da maioria dos Masters 1000 do calendário anual. Oficialmente, o torneio começa dia 26 com o ‘Dia da Família’, no qual diversas atividades e ações em família irão ocorrer. Parte dos atletas da chave irão participar das atividades.
Uma mudança significativa também no torneio é que entre os dias 4 e 7, serão ealizados apenas jogos em rodada noturna.
Canadense em destaque
Outra primeira vez em Toronto é a presença de três canadenses entre os 32 cabeças de chave, são eles: Felix Auger Aliasisme, cabeça de chave 21; Denis Shapovalov, 22; e Gabriel Diallo, 27.
“Essa situação vem animando muito os fãs aqui em Toronto e mostra que os fãs irão ver um grande tênis. Será a primeira vez do Gabriel como cabeça de chave em um torneio do Masters e conquistar isso logo em casa é muito especial. O público de Toronto ama o esporte, marca sua presença e fará ainda mais com toda essa representatividade”, declarou antes do sorteio da chave principal o diretor da competição, o ex-tenista Karl Hale.
Aliassime, também presente ao sorteio da chave, comentou aos jornalistas: “Ano passado, por ocasião dos Jogos Olímpicos que é o maior palco onde posso estar defendendo o Canadá, não conseguir jogar o Masters. Então, este ano planejei o calendário pensando em jogar aqui, cheguei bem antes do início para em adaptar às condições. Fora os torneios o Grand Slam, este Masters é o toneio que eu mais gostaria de vencer”, declarou ele que depois pediu que os torcedores o apoiem e pressionem seus adversários em momentos difícieis.
O que a estrutura reserva
O site da ATP revela que o torneio em Toronto chega com uma novidade ao público que visitará a competição, intitulada ‘Tennis Playground’ com espaço dedicado à música ao vivo, jogos interativos, food trucks locais e ativações artísticas. O projeto é parte do compromisso do evento com acessibilidade, sustentabilidade e engajamento dos fãs.
Campeões em ação
Principal favorito da chave este ano, o alemão Alexander Zverev foi campeão no Canadá em 2017 e lidera a lista de campeões que buscam se repetir. Buscam um novo êxito também o russo Daniil Medvedev campeão em 2021 e o atual campeão, o australiano Alexei Popyrin.