Crédito: Cincinnati Tennis / ATP
Crédito: Cincinnati Tennis / ATP

Saiba quanto João Fonseca precisa para seu objetivo de ranking

Compartilhe:

O carioca , atual 42º do , definiu quais serão os últimos da sua temporada 2025 e se candidata a chegar ao seu objetivo para 2026, que é chegar ao Australian Open como um dos 32 cabeças de chave da disputa.

Atual 42º do ranking da ATP, Fonseca está a 10 posições de distância do posto que fecha a lista de favoritos no primeiro Grand da temporada, levando em consideração que todos os 32 primeiros do ranking irão jogar em Melbourne. E apesar da grande distância em posições, em pontos a distância é diferente.

O atual 32º da ATP é outro jovem, o americano Alex Michelsen. O americano tem atualmente 1.485 pontos no ranking que são 356 pontos de distância para os 1.129 pontos de Fonseca atualmente.

O carioca tem poucos pontos a defender até o fim do ano, 44, conquistados em três diferentes: Brest e Lyon, na França, e Helsinque, na Finlândia. E até a semana de definição das cabeças de chave do Australian Open, Fonseca tem ainda o título do Challenger de Camberra a defender, são 125 pontos.

De acordo com o planejamento de calendário de , o jovem irá disputar um total de 2.750 pontos dos quatro títulos que disputará (saiba quais aqui) Entretanto, para alcançar seu objetivo de ser cabeça de chave no Australian Open, Fonseca tem de somar os 44 pontos que tem a defender, bem como os 125 conquistados em Camberra e ainda somar os 356 pontos de distância para Michelsen, o que dá um total de 525 pontos a conquistar até o final da primeira semana de 2026.

Existem algumas possibilidades de soma que Fonseca pode buscar. Caso conquiste o título do ATP 500 da Basileia, o carioca teria de passar da segunda rodada em um dos Masters que irá disputar: Paris ou para obter os exatos 525 pontos que necessita. Caso conquiste o título no 250 de e fique com o vice na Basileia, Fonseca somaria preciosos 550 pontos.

Outras possibilidades estão em possíveis campanhas inéditas em Masters 1000, Fonseca nunca passou de uma terceira rodada em torneios deste nível, mas caso ele chegue à terceira rodada nos dois Masters que disputará, ele somará 45 pontos em casa e precisaria dos vice-campeonatos em Bruxelas e na Basileia para somar 558 pontos.

Apesar da distância relativamente curta para Michelsen, Fonseca tem uma missão grande pela frente e ainda contará com todos os tenistas do seu entorno no top 50 na briga por objetivo semelhante.

Noticias Relacionadas

Quer acompanhar as últimas notícias?