Conheça o tcheco Tomas Machac, adversário do brasileiro João Fonseca na segunda rodada do US Open, Grand Slam disputado em Nova Iorque, em quadras duras.
O tenista de 24 anos de idade nasceu na cidade de Beroun, na República Tcheca, e começou a jogar tênis logo aos 5 anos. Tem 1,83m de altura e é treinado por Daniel Vacek. Seus maiores ídolos no tênis são Roger Federer e Rafael Nadal.
Entrou para o Top 100 em 2022 e alcançou em março 2025 sua melhor classificação, na posição número 20, após conquistar o primeiro título de primeira linha no circuito, o ATP 500 de Acapulco, no México (foto). Atualmente ocupa a 22ª colocação no ranking mundial.
Possui duas grandes vitórias em sua carreira: no ATP de Genebra de 2024, derrotou o ex-número 1 e dono de 24 Grand Slams, Novak Djokovic. Também derrotou o atual número 2 e também ex-líder, Carlos Alcaraz no Masters 1000 Shanghai, no mesmo ano.
Em torneios ATP Tour, tem um retrospecto de 69 vitórias e 54 derrotas, sendo que na atual temporada triunfou em 20 partidas, sendo superado em 14. Em torneios de Grand Slam, tem um aproveitamento de pouco mais de 50%, vencendo 14 de 27 partidas. Possui um histórico de 110 vitórias e 54 derrotas no circuito Challenger, com seis títulos conquistados e mais cinco vices.
Embora esteja na 22ª posição no ranking, os últimos meses não são bons para o tcheco. Ele venceu quatro dos últimos dez jogos que disputou – já contando a vitória na fase inicial do US Open. Antes do torneio, ele caiu nas estreias dos Masters de Toronto (CAN) e Cincinnati (EUA).
A partida entre João Fonseca e Tomas Machac no Aberto dos Estados Unidos deve ocorrer entre quarta e quinta-feira, ainda a ser confirmado pela organização do torneio americano.









