A bielorrussa Aryna Sabalenka, número 1 do mundo, está na grande final do WTA Finals de Riade, na Arábia Saudita, após superar mais uma vez a americana Amanda Anisimova, quarta da WTA, e encara a cazaque Elena Rybakina na última decisão da temporada. Esta é a 8ª final de Sabalenka no ano.
Sabalenka lutou para fechar o placar em 6/3 3/6 6/3, tendo convertido 12 aces a sete de Anisimova, que venceu 63% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 70% de aproveitamento da bielorrussa.
O jogo começou com as tenistas se pressionando. Anisimova salvou três breakpoints no primeiro game e forçou Sabalenka a salvar três breakpoints no game seguinte. Pressionada, a número 1 do mundo voltou a salvar dois breakpoints no quarto game e conseguiu quebrar o saque da rival, abriu 4/2 e com nova quebra fechou o primeiro set.
Na segunda etapa, Sabalenka foi pressionada já no primeiro game, por devoluções de Anisimova mais dentro de quadra, tentou empurrar a rival para trás na quadra, mas não conseguiu ser efetiva e foi quebrada. Sacando no terceiro game, Sabalenka trocou a raquete para uma tensão maior, mas ainda não conseguiu se impor diante do bom momento da americana, que abriu 4/0 e pressionou em três igualdades tentando o 5/0. Sabalenka conseguiu reagrupar seu jogo e buscando acelerar mais as trocas confirmou seus games de saque pressionando a rival.
Anisimova sacou pressionada para o set, converteu ace, mas parou nas bolas cruzadas de segunda bola da bielorrussa que devolveu uma das quebras, mas sacando para manter a pressão, acelerou muito forehand após boas devoluções da americana e em erro não-forçado foi quebrada e viu o jogo ser empatado.
No terceiro set o jogo voltou a ser equilibrado, porém, com Sabalenka buscando a definição em mais pontos.Assim, a tenista de Belarus teve breakpoint no terceiro game e converteu a quebra com bela cruzada no sétimo game. Com a vantagem no placar, Sabalenka sacou táticamente, precisou forçar o saque aberto para salvar breakpoint e administrou a vantagem.
Em busca de título inédito no WTA Finals, Sabalenka encara a cazaque Elena Rybakina, que vem de vitória de virada sobre a americana Jessica Pegula em 4/6 6/4 6/3.
Sabalenka e Rybakina já se enfrentaram 13 vezes no circuito pofissional e a bielorrussa levou a melhor em oito destes encontros, inclusive o único nesta temporada 2025 na chave do WTA de Wuhan, na China.









