Na reedição da última final do US Open desta vez em duelo válido pela semifinal, melhor novamente para a bielorrussa número 1 do mundo, Aryna Sabalenka, que precisou de uma virada diante da americana Jessica Pegula, quarta do mundo, para se garantir na grande final do torneio.
Sabalenka encarou um total de 2h07 para fechar o placar em 4/6 6/3 6/4 tendo convertido oito aces a três de Pegula, que cometeu o mesmo número de duplas-faltas da bielorrussa, que disparou 43 bolas vencedoras a 21 da americana, que cometeu 15 erros não-forçados a 27 de Sabalenka.
Em uma semifinal intensa e com as duas tenistas sacando bem a maior parte do tempo, Sabalenka trabalhou bem com bolas anguladas no início do primeiro set e abriu 4/2 no primeiro set com quebra no 6º game, mas viu Pegula reagir. Séria em quadra e com poucas expressões, a americana buscou trabalhar com devoluções de backhand e devolveu a quebra na sequência, sacou com muita consistência e virou a parcial quebrando novamente o saque da bielorrussa no nono game.
Sabalenka aproveitou o intervalo de sets para ir ao vestiário e talvez esfriar a cabeça distante da pressão do público. Sólida, ela conquistou a quebra de saque no 2º game, abriu 3/0 e foi administrando seus games de saque e forçando Pegula salvar breakpoints nos 6º e 8º games.
Com o jogo empatado, a definição foi para o set decisivo. Ali, Sabalenka entrou decidida a definir rapidamente, saiu quebrando no primeiro game forçando o erro da rival e seguiu forçando muito seu saque. No 8º game, Sabalenka precisou salvar três breakpoints, que surgiram após uma dupla-falta da bielorrussa, que seguiu sacando forte e empurrou a americana da linha de base a levando ao erro e confirmou. PEgula então sacou com muita confiança e deixou para a rival a responsabilidade de fechar o jogo. Sabalenka sacou pressionada, bateu smash na rede em seu primeiro match-points e fechou apenas no terceiro.
Atual campeã do US Open, Sabalenka busca seu primeiro título de Grand Slam na temporada e aguarda pela vencedora do duelo entre a japonesa Naomi Osaka e a americana Amanda Anisimova.
Esta será a terceira final de Sabalenka no US Open, a terceira consecutiva. Atual campeã, a bielorussa foi vice-campeã do torneio em 2023 ao perder da americana Coco Gauff.









