Atual campeã do WTA 500 de Brisbane, na Austrália, a bielorrussa Aryna Sabalenka, número 1 do mundo, segue firme em busca de sua terceira final consecutiva no torneio e superou a americana Madison Keys, 7ª, no primeiro reencontro entre elas em quadras australianas após a final do Australian Open 2025.
Buscando devolver a derrota em Melbourne Park em 2025, Sabalenka entrou sacando com precisão e precisou de 1h30 para fechar o placar em um duplo 6/3 tendo disparado cinco aces a quatro da americana, que cometeu oito duplas-faltas a duas da bielorrussa, que venceu 72% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 60% de aproveitamento de Keys.
Em um jogo de pontos longos e brigados da linha de base, Sabalenka abriu pressionando o saque da rival e a forçando a salvar breakpoint já no primeiro game. A disputa do primeiro set seguiu acirrada e foi definida com quebra crucial no 7º game em que a tenista de Belarus abriu 5/3 e fechou parcial com nova quebra após erro da rival.
O segundo set foi marcado por muitas quebras de saque e oscilação das duas atletas, que trocaram quebras nos dois primeiros games, novamente entre o 4º e 6º games e com 5/2 no placar, Sabalenka resistiu às investidas de Keys e manteve a vantagem.
Na luta para voltar à final do WTA de Brisbane, Sabalenka encara a variação tática da tcheca Karolina Muchova, 20ª, que venceu a cazaque Elena Rybakina, 5ª, em 6/2 2/6 6/4.
No circuito profisisonal Muchova e Sabalenka já se enfrentaram quatro vezes e a tcheca levou a melhor em três destes duelos









