A cazaque Elena Rybakina, sexta da WTA, está na semifinal do WTA Finals de Riade, na Arábia Saudita, após superar a russa Ekaterina Alexandrova, 10ª, que entrou na disputa do Grupo Serena Williams após desistência da americana Madison Keys com problemas físicos.
Vindo de vitórias sobre a polonesa Iga Swiatek e a americana Amanda Anisimova, Rybakina entrou em quadra para confirmar a liderança do grupo que homenageia a dona de 23 Grand Slams em simples e manter-se como invicta na competição o lado da bielorrussa Aryna Sabalenka.
Em quadra, Rybakina precisou de 1h13 para fechar o placar em 6/4 6/4 tendo convertido o mesmo número de aces de Alexandrova, seis, e venceu 77% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 75% da russa que cometeu as três duplas-faltas do jogo.
No primeiro set, Rybakina abriu seus games de saque salvando breakpoint já no 2º game,mas não se intimidou, mesmo sendo pressionada pelas boas devoluções de Alexandrova buscando as paralelas e forçando a cazaque a salvar novos dois breakpoints no 6º game. Confiante, Rybakina procurou a oportunidade de ser agressiva na devolução e quebrou na primeira e única chance que teve no 9º game e fechou a parcial.
Jogando de maneira agressiva na devolução e buscando encurtar o máximo as trocas de bolas no saque de Alexandrova, Rybakina foi vencendo pontos nos games de saque da rival e buscou dar poucas chances a ela em seus games de saque. Assim abriu 5/2 com quebras nos 3 e 7º games, mas sacando para fechar o set decisivo, viu a russa devolver a quebra e precisou sacar uma segunda vez para fechar o jogo.
Primeira garantida na semifinal do WTA Finals de Riade e classificada como primeira em seu grupo, Rybakina aguarda pela definição de segunda colocada no Grupo Stefanie Graf posição disputada pela atual campeã do torneio, a americana Coco Gauuf e sua compatriota Jessica Pegula.








