Bicampeão np ATP 250 de Gastaad (Suíça), o noruguês Caper Ruud, 13º da ATP, está nas quartas de final após superar o local Dominik Stricker, 229º, tendo salvo dois setpoints no segundo set. Ignacio Buse segue fazendo história.
Donos dos títulos suíços nas edições 2022 e 2021, Ruud precisou de 1h46 de partida para fechar o placar em 7/5 7/6 (8-6) tendo disparado nove aces a sete de Sticker, que cometeu 29 erros não-forçados a 25 no norueguês que disparou 28 bolas vencedoras a 26.
“Foi uma partida muito difícil contra Dominic. Nós já tínhamos jogado uma vez antes. É claro que eu estava buscando uma revanche, mas ele é um jogador muito bom, um jogador jovem“, disse Ruud em sua entrevista em quadra recordando a dervota que sofreu do suíço há dois anos, na chave do ATP 500 da Basileia, também na Suíça.
“Ele joga de forma agressiva, destemido, e eu sabia que tinha que estar preparado desde o início. Esta é minha primeira partida em algumas semanas e estou feliz por estar de volta“, completou o norueguês que empatou o confronto direto com o Stricker.
Na próxima rodada, Ruud aguarda pelo vencedor do duelo entre o argentino Juan Manuel Cerundolo e o belga ex-top 10, David Goffin.
Ruse segue fazendo história
Um dia após ser o mais jovem peruano a vencer uma partida em nível ATP em 24 anos, Ignacio Buse, de 21 anos, número 167 do mundo, segue fazendo história e tornou-se o mais jovem de seu pais a chegar às quartas de final de um ATP ao vencer o polonês Kamil Majchrzak, 81º, após 1h50 e placar de 1/6 7/5 6/1.
Buse é o mais jovem peruano desde 1989 nas quartas de final de um ATP. Naquela ocasião, Alejandro Aramburu fex quartas no extinto ATP de Bari, na Itália.
Em busca de vaga na semifinal em Gstaad, Buse encara o argentino Roman Andres Burruchaga, 136º, que venceu o lucky-loser alemão Patrick Zahaj, 283º, em 4/6 6/4 6/1.
Esta será a segunda vez que Burruchaga e Buse se enfrentam no circuito profissional. Em 2024, pela chave do challenger de Luedenscheid, o argentino levou a vantagem