Principal favorito na chave do ATP 250 de Estocolmo, na Suécia, o dinamarquês Holger Rune, 11º da ATP, venceu um duelo complicado diante do aguerrido argentino Tomas Martín Etcheverry, 63º, se garantiu na semifinal da competição e de quebra ajudou o brasileiro João Fonseca.
Rune encarou 2h32 para superar Etcheverry com placar de 6/7 (4-7) 6/3 6/4, tendo enfrentado questões físicas no primeiro set, em que cometeu 19 erros não-forçados e precisou de atendimento para uma lesão na coxa esquerda, aparentemente na parte interna.
Etcheverry chegou a abrir 3/1 com quebra no 3º game da primeira parcial, mas tomou a devolução da quebra no 6º game e seguiu firme levando definição da parcial no tiebreak.
Após o atendimento, Rune conseguiu jogar um pouco mais solto e ser mais preciso com sua tática de jogo agressivo, que somou 59 bolas vencedoras em todo o jogo. Na segunda etapa, os tenistas trocaram quebras entre os 3º e 5º games e a definição veio com nova quebra no 9º game. O jogo seguiu brigado, no set decisivo Rune abriu 3/0 com quebra no 2º game, tomou a devolução no 5º game e fechou o jogo com quebra.
Perguntado, ainda em quadra, sobre como chegou à vitória, Rune confessou: “Eu não sei muito bem. Mas estou muito feliz por ter conseguido terminar a partida. Não teria conseguido sem vocês, grandes fãs. Eu estava com muita dificuldade na perna esquerda, mas a energia foi muito especial”.
Campeão em Estocolmo em 2022, Rune encara na semifinal o francês Ugo Humbert, 25º, que venceu de virada também após perder o primeiro set no tiebreak, diante do italiano Lorenzo Sonego, 47º, com placar de 6/7 (3-7) 6/0 6/3.
Ajuda a João Fonseca
A vitória de Rune encerou a campanha de Etcheverry que era um dos tenistas que poderiam desbancar o brasileiro João Fonseca no ranking da ATP na atualização da próxima semana.
Tomas Martin Etcheverry está distante do brasileiro, atual 45, no ranking, mas tinha a possibilidade de ultapassá-lo caso se sagrasse campeão em Estocolmo









