Andrey Rublev vem trabalhando com o compatriota Marat Safin, mas tem em Fernando Vicente, espanhol, um técnico de longa data que é muito mais que um treinador como o próprio afirma.
“Nosso relacionamento vai muito além da relação entre treinador e jogador. Ele é um membro da minha família e será para o resto da minha vida, aconteça o que acontecer. Ele sacrificou toda a sua vida pessoal para estar comigo quando eu mais precisei dele, quando eu estava sozinho. Ele é um ótimo treinador, mas, acima de tudo, é a melhor pessoa que eu poderia ter conhecido neste mundo do tênis. Temos uma conexão incrível; rimos muito juntos”, declarou o 11º do mundo.
Questionado sobre suas birras em quadra e a longevidade de seu relacionamento com o treinador espanhol, Andrey Rublev foi direto: “Ficar com raiva não me faz jogar melhor; muito pelo contrário. Ele não trabalha por dinheiro, não tem interesses além de me ajudar porque quer. Ele fez coisas por mim que nenhum outro treinador faria, tem valores humanos excepcionais. Ele é uma pessoa diferente. Talvez existam tenistas que ganharam muitos Grand Slams trocando de treinador, mas minha sensação é que, quando você está no top 10, ninguém pode te ensinar nada; você é quem precisa fazer as mudanças. Você não pode sempre pedir ajuda externa, porque, do contrário, não vai crescer”, comentou o russo.