Apenas os dois líderes do ranking mundial, Carlos Alcaraz e Jannik Sinner, têm mais vitórias do que o americano Learner Tien sobre tenistas do Top 10 neste temporada.
O jovem tenista tem 19 anos, a mesma idade do brasileiro João Fonseca, um dos seus maiores rivais do “NextGen” e contra quem já jogou três vezes no circuito profissional, com o brasileiro levando a melhores em todas as oportunidades. Tien triunfou cinco vezes na atual temporada contra tenistas entre os dez primeiros do ranking mundial da ATP, em um total de sete partidas. Sua última vitória foi nesta segunda-feira, contra Lorenzo Musetti. Desta vez, o jovem contou com uma desistência do Europeu no terceiro set.
A primeira vez na temporada em que venceu um top 10 foi logo no primeiro Grand Slam do ano, quando bateu Daniil Medvedev, então 5º colocado, na segunda rodada do Australian Open. Um mês depois, no ATP 500 de Acapulco (MEX), Tien triunfou diante do número 2 da ocasião, Alexander Zverev, nas oitavas de final. Na temporada de grama, o americano bateu o compatriota Ben Shelton, 10º colocado, no torneio de Mallorca, na Espanha, também nas oitavas. E antes de vencer Musetti em Pequim, Learner derrubou o russo Andrey Rublev, também 10º na ocasião em que se encontraram no ATP 500 de Washington (EUA), no final de julho.
Tien encara agora o russo Daniil Medvedev, ex-número 1 atual 15º do mundo na semifinal de Pequim.