Os gaúchos Rafael Matos e Orlando Luz, ambos atletas da ADK Tennis de Itajaí (SC), serão parceiros no circuito de duplas ATP durante a temporada 2026. Matos vinha de um ano vitorioso jogando ao lado do experiente mineiro Marcelo Melo.
“Parceira 2026. Felizes com esse novo projeto, vamos trabalhar muito nessa pré-temporada e juntos vamos em busca dos nossos objetivos. Contamos com a torcida de todos”, escreveu Rafael Matos ao compartilhar uma foto jogando ao lado de Orlando Luz para anunciar a parceria.
Atual 42º do ranking de duplas, Rafael Matos vem de uma temporada com dois títulos em nível ATP ao lado de Melo, o Rio Open e o ATP 250 de Winston-Salem (Estados Unidos), além do vice no ATP de Buenos Aires.
Já Orlando Luz é o atual 58º do ranking de duplas e jogou o primeiro semestre da temporada ao lado do croata Ivan Dodig e a parte final ao lado do também gaúcho Marcelo Demoliner. O único título em nível ATP da carreira de Luz é no ATP de Bastad (Suécia), que conquistou justamente jogando com Matos.
” Ele é um jogador muito competitivo, está jogando bem e vejo bastante potencial nele e na nossa dupla”, iniciou Matos em declarações dadas à equipe de comunicação da ADK Tennis.
Como em toda nova parceria, há um planejamento inicial para ver como a dupla corresponde em quadra: “Vamos jogar as duas semanas de ATP 250 antes do Australian Open (não sabemos exatamente qual ainda), o Australian Open, Buenos Aires, Rio Open e Santiago”, completou MAtos que busca o tricampeonato consecutivo do ATP 500 do Rio de Janeiro.
“Estou muito feliz com essa nova parceria. A gente está muito animado, somos amigos há muito tempo, jogamos juvenil junto. Nossas famílias se dão muito bem e acho que faz todo sentido nesse momento se juntar. Nós treinamos juntos, temos os mesmos treinadores, os mesmos preparadores físicos também. Então, é algo bem legal e empolgante para 2026″, iniciou Orlando Luz em áudio enviado pela equipe da ADK.
O gaúcho destaca que a dupla fará toda a pré-temporada junto, na academia em Itajaí e está focada nos ajustes de detalhes: “A gente vai trabalhar muito duro, a gente sabe que leva um pouco de tempo para se acostumar, para treinar. Apesar de todo o entrosamento que a gente tem de anos, faz muito tempo que a gente não joga juntos”, seguiu Luz.
“Então a gente vai trabalhar em cima de todos os aspectos que a gente precisa melhorar, que a gente precisa juntar”, finalizou ele, que espera o ‘melhor possível’.
Em 2025 Orlando Luz e Rafa Matos se enfrentaram quatro vezes no circuito, três delas vencidas por Rafael Matos e Melo, sendo os duelo Mallorca (Espanha), Wimbledon e Bruxelas (Bélgica) – destes, os dois primeiros confrontos Luz jogou ao lado de Dodig e na Bélgica ao lado de Demoliner. A única vitória de Luz sobre Matos no ano foi na chave do Challenger de Valencia, na Espanha, em que jogando ao lado de Demoliner superou Matos e o uruguaio Ariel Behar.









