O presidente da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP), o italiano Andrea Gaudenzi, exaltou a conquista do espanhol Carlos Alcaraz na noite desta quinta-feira que foi de consolidar-se como o número 1 ao fim da temporada após bater o italiano Lorenzo Musetti na última rodada da fase de grupos do ATP Finals.
“Terminar a temporada como o número 1 do mundo é uma conquista incrível — algo que apenas 19 jogadores alcançaram em mais de 50 anos de história”, inicia Gaudenzi em comunicado da ATP.
Andrea Gaudenzi faz referência a todos os jogadores que encerraram um ano como número 1, o também chamado de ‘Campeão do ATP Tour’. A lista inclui nomes como o brasileiro Gustavo Kuerten, número ao fim da temporada em 2000, o espanhol Rafael Nadal número 1 nestas condições por cinco temporadas, tal como o americano Jimmy Connors. Nadal e Connors estão entre os maiores campeões do ATP Tour, atrás apenas do americano Pete Sampras e do suíço Roger Federer, cada um com seis temporadas como número 1 no fim do ano e o sérvio Novak Djokovic, campeão do ATP Tour em oito oportunidades.
“Fazer isso duas vezes aos 22 anos torna tudo ainda mais especial. Isso demonstra não apenas o talento excepcional de Carlos, mas também sua busca incansável pela melhoria e sua determinação em competir contra os melhores.Ele deve estar imensamente orgulhoso do que conquistou e estamos ansiosos para vê-lo continuar inspirando fãs ao redor do mundo”, completa Gaudenzi.
2025 é a segunda temporada em que Alcaraz encerra como campeão do ATP Tour. O jovem tenista espanhol também foi número 1 ao fim da temporada 2022.









