Jogando em sua cidade natal, a japonesa Naomi Osaka, ex-número 1 do mundo e atual 16ª, sofreu por 2h18, sobreviveu a uma lesão e superou a holandesa Suzan Lamens, 57ª, para se garantir nas quartas de final do WTA de Osaka.
Osaka batalhou por 2h18 para fechar a partida em 7/6 (8-6) 3/6 6/2, tendo disparado nove aces a um, cometido quatro duplas-faltas a oito da holandesa, que venceu 66% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 78% de aproveitamento da japonesa.
Principal favorita na chave, Osaka abriu o jogo vencendo os primeiros oito pontos disputados e mesmo quebrando o saque da adversária no início do jogo, não resistiu e levou à quebra na sequência. Lamens empatou o jogo em 2/2 e virou para 4/2 com nova quebra no quinto game. Empurrada pela torcida, Osaka devolveu quebra no 10º game quando a holandesa sacava para fechar a primeira parcial e forçou o tiebreak. Nele, com uma mini-quebra providencial no último ponto, deu a vantagem à japonesa.
Lamens não desistiu e buscou a virada abrindo o set seguinte em 3/0 com quebra no segundo game e administrou sem ser ameaçada. Osaka não se rendeu e começou firme a parcial decisiva, e conquistou quebras nos 2º e 4º games e abriu 5/0. Com a rival sacando pela sobrevivência, a japonesa que já vinha sentindo a perna esquerda pediu atendimento médico, saiu de quadra e voltou com a coxa esquerda enfaixada. Assim, com dificuldades de se movimentar em quadra, Osaka foi quebrada sacando para o jogo no 7º game, após desperdiçar dois match-points e precisou quebrar a riva na sequência para encerrar a partida.
Confira os melhores momentos da partida:
Na entrevista em quadra, Osaka pediu desculpas ao público por ter pedido atendimento: “Foi definitivamente muito difícil. Peço desculpas pela minha atitude. Tomei remédios para dor, então acho que me sinto melhor do que agora, mas obviamente não me sinto bem”.
“Eu não conseguia me movimentar muito bem. Não é bom, mas acho que me curo rápido, então deve estar tudo bem para a minha próxima partida”, completou ela.
“Emocionalmente, eu estava passando por muita coisa nesta partida. E, no terceiro set, tentei o meu melhor para não me arrepender”, completou Osaka que encara na próxima rodada a romena Jaqueline Cristian, 47ª, que venceu a espanhola Jessica Maneiro Bouzas, 40ª, com placar de 0/6 6/4 6/2.
Confira o melhor momento da vitória de Cristian em Osaka:









