Ex-número 1 do mundo e atual 49ª do mundo, a japonesa Naomi Osaka se classificou, nesta quarta-feira, para a terceira rodada do WTA 1000 de Montreal, no Canadá, com sofrida vitória.
Ela saiu do buraco e precisou salvar três match-points para bater a russa Liudmila Samsonova, 16ª colocada, de virada com parciais de 4/6 7/6 (8/6) 6/3 após 2h37min de duração.
A asiática estreou a parceria com o treinador Tomasz Wiktorowski, ex-técnico de Iga Swiatek, que a acomoanhou em seu box. Osaka ficou abaixo por 5 a 2 no tie-break do segundo set . Osaka havia perdido os dois jogos contra ela no piso duro, vence a primeira e agora soma 3 a 2 no retrospecto contra a adversária.
Osaka também interrompe uma sequência de quatro derrotas em sets decisivos, conquistando sua primeira vitória em três sets desde que derrotou Marie Bouzkova por 4/6 6/3 6/3 na terceira rodada de Roma. Seu recorde na temporada em sets de três sets agora é de 10 vitórias e seis derrotas. Em sua segunda aparição em Montreal, a ex-número 1 do mundo avança para a terceira rodada pela primeira vez, onde enfrentará letã Jelena Ostapenko, 22ª cabeça de chave, ou a mexicana Renata Zarazua.
A vitória veio logo antes da chuva que começou a cair sobre Montreal logo depois.