Crédito: US Open Tennis
Crédito: US Open Tennis

Osaka faz dura crítica contra a WTA

Compartilhe:

Em entrevista ao jornal britânico Financial Times, a japonesa Osaka fez críticas às políticas da Associação das Tenistas Profissionais (WTA) a respeito das tenistas que são mães.

Osaka começou comentando o fundo de apoio financeiro por até 12 meses às tenistas que estiverem em licença-maternidade, que foi anunciado em março deste ano, patrocinado pelo Fundo de Investimento Público da Ará Saudita, o que gerou muitas críticas à WTA.

A japonesa vê com bons olhos o projeto, mas mostrou-se reticente sobre a forma como a associação lida com as mães: “Em alguns casos, acho que a WTA não deu às mães o benefício da dúvida na hora de priorizar seu bem-estar e entender os desafios reais do retorno pós-gravidez”, inicia ela.

“Acho que realmente precisa de um envolvimento cuidadoso e provavelmente de um grupo de reflexão envolvendo as próprias mães. Talvez a WTA esteja se promovendo publicamente como uma coisa, mas suas ações privadas não correspondem exatamente a isso”, completa ela que é mãe da pequena Shai, de 2 anos.

A ex-número 1 do e dona de quatro títulos do Grand , feitos alcançados antes do nascimento de Shai, afirmou ter recebido “gentileza” da WTA ao receber convites para participação de em seu retorno da licença-maternidade, mas que nem sempre foi fácil e que o envolveu um grande desafio logístico.

“Eu diria apenas que havia alguns torneios que eu estava tentando jogar antes de grandes eventos e eles simplesmente não me ajudaram muito a entrar nesses torneios”, contou.

“Acho que a estrutura do era algo que eu realmente não tinha considerado… No ano passado, eu não sabia o quão difícil era voltar de uma gravidez. Agora, acho que [posso] planejar melhor certas situações”, completou.

Apesar das críticas da falta de preparo da própria WTA no recebimento e acolhimento das profissionais que são mães, Osaka vê boas intenções e mérito do que já tem sido feito, tal como os salários em licença-materinadade anunciados em março ou mesmo a regra ‘Serena ‘, que desde 2019 acresceu ao regulamento do circuito profissional regras especiais para uso de ranking protegido com prazo de até 3 anos para o retorno do período de licença.

“Gosto de homenagear as mães e homenagear a minha Entretanto, parece que [as mães bem-sucedidas] sempre recebem o rótulo de mãe, enquanto nenhum pai homem recebe o mesmo tratamento — seja LeBron (James), (Roger) Federer, (Rafael) Nadal, Andy Murray e assim por diante… Às vezes, acho que o foco deveria estar em outro lugar”, disparou.

Noticias Relacionadas

Quer acompanhar as últimas notícias?