Com a divulgação da lista oficial do Aberto da Austrália, que começa no dia 18 de janeiro, com João Fonseca sendo pela primeira vez cabeça de chave em um Grand Slam, alguns grandes nomes ficaram de fora da lista dos 32 favoritos e devem ser potenciais adversários de estreia para o brasileiro caso não subam no ranking na primeira semana de torneios, a partir do dia 5.
Dois deles são franceses. Arthur Fils, 40º, que esteve machucado nos últimos meses de 2025. Perdeu os duelos contra o brasileiro até aqui, mas é um grande jogador no piso duro. Ugo Humbert, 37º e que já tem vitória e derrota para o brasileiro, ambas na última temporada, é mais um jogador complicado para uma estreia.
Ex-top 3, o búlgaro Grigor Dimitrov, que se machucou em Wimbledon quando vencia Jannik Sinner por 2 sets a 0 nas oitavas de final, caiu para o 44º do ranking. O americano Sebastian Korda, o italiano Matteo Berrettini, ex-top 10, o australiano Alexei Popyrin e o polonês Hubert Hurkacz.
Todos estes estarão soltos na chave podendo enfrentar não só Fonseca na primeira rodada, mas qualquer um dos favoritos. O sorteio ocorrerá no dia 15 de janeiro. No momento João seria o 23º favorito (Holger Rune não joga) e defende 125 pontos na primeira semana do ano. Caso perca na estreia cairiapara em torno do 30º lugar sendo o 29º pré-classificado (dados ainda a serem confirmados).









