Podemos analisar a classificação de João Fonseca de duas formas neste sábado: copo meio cheio ou meio vazio.
Pelo meio vazio foi mais uma atuação abaixo do que pode produzir, com muitos erros (36 ao todo, sendo 23 no primeiro set). Depois de recuperar o primeiro set que parecia perdido ele comete sete erros e perde o tie-break e fica rapidamente abaixo em 4 a 0. Renasce com uma quebra e Fokina não aguenta. De qualquer forma é mais uma vez vendo o João querendo dar winner pra tudo quanto é lado, sem paciência e até de certa forma irritando por sua falta de paciência. Ainda mais contra um rival que devolve mais bolas como o Fokina.
Olhando pelo copo meio cheio. Mais um jogo onde jogou mal e venceu. Onde competiu, lutou e saiu premiado com uma dose de sorte. Luta para voltar no primeiro set, para devolver a quebra no segundo set e colocar a pulga atrás da orelha de Fokina que tinha 4 a 0 e 30 a 0. Se não tivesse lutado ali, talvez mesmo agonizando, Fokina venceria a partida.
Prefiro ficar com a segunda alternativa. A vitória é o que mais interessa hoje. É mais uma oportunidade para corrigir os erros que vem apresentando para evoluir para a próxima partida.
Falando na sorte, seu rival será o francês Terance Atmane, 136 do mundo. Baita oportunidade para avançar. Adversário sim confiante, mas sem experiência. O lado ruim é a tal da pressão e a responsabilidade que volta pro colo do brasileiro de ter que ganhar.
É um jogo que vale bastante. Se já marcou 50 pontos essa semana, essa partida de segunda-feira vale mais 50 e a aproximação do top 40. No momento ele é o 44º com grandes chances de atingir o melhor ranking. Se for às oitavas ficará em torno do 42º e dando mais um passo rumo ao objetivo que é ser cabeça de chave de Grand Slam para 2026.
E a Bia ?
Uma pena mais uma derrota para Bia Haddad. Sentiu problemas físicos a partir do terceiro set, não se sabe o que é, aparente problema na perna. O saque hoje foi tenebroso com 18 duplas-faltas. Mesmo que venha tendo sistematicamente questões com o serviço não me lembro de tamanha quantidade de duplas faltas. Foram quase que cinco games para a adversária dados de graça.
Já são 22 derrotas em 32 jogos no ano e perspectivas ruins pela frente com 1100 pontos a defender nas próximas semanas.Se não conseguir uma virada vai sair do top 50 . A questão é que as atuações ruins e abaixo não têm sido pontuais. Ela vem jogando mal desde o ano passado com alguns períodos de brilho e esse brilho este ano vem sendo menor.
Na torcida pela virada.