O Next Gen ATP Finals teve a sua primeira edição realizada em 2017 e desde então vai sendo organizado anualmente pela Associação de Tenistas Profissionais (ATP). O torneio se destaca por ter apenas jogadores com 20 anos ou menos.
Em 2025, o Next Gen ATP Finals está agendado para o dia 17 a 21 de dezembro e já existem nomes favoritos ao título. Confira tudo sobre a competição que promete fechar a temporada de tênis com disputas intensas dentro das quadras.
Fonseca e Jakub estão fora da lista de participantes
Depois de surpreender o mundo ao vencer o Next Gen ATP Finals de maneira invicta, João Fonseca não vai participar da edição de 2025. Ao invés disso, o brasileiro tem uma agenda em um evento especial contra Carlos Alcaraz, em Miami.
Já Jakub teve uma lesão no pé esquerdo, durante jogo na Basileia contra o brasileiro, e isso pode atrapalhar a sua presença no Next Gen ATP Finals. Com isso, existe a possibilidade de que novos nomes sejam coroados na edição de 2025.
Um deles é Learner Tien. O norte-americano foi derrotado por João Fonseca na final da última edição do Next Gen ATP Finals, mas tudo indica que pode assumir o topo da classificação, principalmente com a ausência do brasileiro. Tien é cotado como favorito com base nas apostas em tênis por ter a liderança no ranking de odds para apostar no campeão do Next Gen ATP Finals. Logo atrás no ranking de favoritos está Alexander Blockx.
Blockx é o 116 no ranking da ATP e tem plenas condições de surpreender os fãs em Jidá. Isso porque o belga se destacou ao vencer o Challenger de Bratislava. Além disso, Alexander ainda foi campeão do Challenger de Oeiras, em Portugal. As ausências de Fonseca e Jakub abrem espaço para que Learner e Alexander consigam surpreender em busca de um título inédito, bem como criem base para a próxima promessa no esporte.
Muitas outras promessas na edição de 2025
A edição do Next Gen ATP Finals possivelmente não contará com brasileiros. No último ranking anunciado pela organização, nenhum brasileiro aparece na lista de atletas que poderiam estar presentes.
Sabendo que João Fonseca não defenderá seu título no NextGen Finals, resta aos brasileiros acompanharem os tenistas estrangeiros em busca de partidas inesquecíveis. Apesar do Brasil não estar presente, grandes promessas da modalidade aparecem como possíveis presenças, como:
● Dino Prizmic;
● Martin Landaluce;
● Nicolai Budkov Kjaer; e
● Nishesh Basavareddy.
O Next Gen ATP Finals é conhecido por revelar grandes nomes do tênis mundial. Por isso, mesmo sem a presença brasileira, os olhos dos fãs costumam estar voltados para a competição.
Apesar de ainda não ter os nomes confirmados, a expectativa é de que o torneio seja tão emocionante quanto suas edições anteriores. Afinal, é comum que os atletas mostrem muita intensidade nas disputas.
Além disso, grandes nomes do tênis mundial já ganharam o Next Gen ATP Finals. Um bom exemplo foi a vitória de Carlos Alcaraz contra Sebastian Korda no ano de 2021. Desde então, o espanhol chegou ao topo do ranking da Associação de Tenistas Profissionais e não parece dar sinais de perder a liderança.
Cronograma e formato já definidos
O cronograma de partidas do Next Gen ATP Finals aponta que os confrontos serão realizados ao longo dos dias 17, 18, 19, 20 e 21 de dezembro. Os formatos seguem o mesmo das últimas edições.
Isso significa que as partidas serão realizadas em confrontos diretos entre os jogadores com eliminação direta de quem perder sua partida. No total, cada jogador joga uma partida de melhor de 5 sets de até 4 games cada.
É preciso que um tenista vença o seu adversário por pelo menos dois games para ganhar o set. Entretanto, somente os 8 melhores tenistas sub-20 do mundo conseguem vaga para a competição.
Vale destacar que o Next Gen ATP Finals tem os tenistas divididos em dois grupos com 4 jogadores em cada grupo. Os dois melhores atletas de seu grupo seguem adiante para a fase de eliminação.
Fãs de tênis estão acostumados com o desempate no tênis e ele está presente também no Next Gen ATP Finals. Em caso de empate em 3 a 3, o último set será disputado em um sistema de tie-break, seguindo o formato padrão de outras competições de tênis.
Existe uma grande expectativa dos fãs de tênis para o que está por vir ao longo do próximo Next Get ATP Finals. Apesar da ausência de João, outros nomes prometem movimentar a edição de 2025.









