Nesta sexta-feira o espanhol Rafael Nadal recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Salamanca, a segunda universidade fundada na Espanha há oito séculos. Nadal é o primeiro atleta honrado pela Universidade.
“É uma imensa honra ter sido o primeiro atleta a receber o título de Doutor Honoris Causa desta universidade, que deixou uma marca tão profunda na cultura, na sociedade e no pensamento da Espanha”, disse Nadal ao receber o título e sendo replicado nas redes sociais de sua academia de tênis.
Fundada em 1134, a Universidade de Salamanca (USAL) é a segunda mais antiga de toda a península Ibérica e uma das mais antigas da Europa, sendo anterior a universidades como Paris (França), Coimbra (Portugal) e Pádua (Itália). Com o passar dos anos, Salamanca foi um ponto importante para o desenvolvimento cultural e científico da Espanha, decodificando conhecimentos importantes feitos por povos árabes que viveram na região.
“Agradeço a USAL e a toda Salamanca pelo carinho que recebi. Este dia ficará para sempre na minha memória e me incentiva a permanecer fiel aos valores que o esporte me ensinou”, completou o espanhol.
O título de Doutor Honoris Causa é concedido a pessoas que tenham feito contribuição significativa para a ciência, as artes, a cultura, a humanidade ou mesmo uma nação. O título é concedido apenas por univesidades e não requerer que a o homenageado tenha completado um doutorado acadêmico tradicional. Toda concessão de título Honoris Causa precisa ser aprovada por comitês acadêmicos e conselhos internos de cada universidade.