O espanhol Rafael Nadal revelou suas estratégias quando enfrentava seus principais rivais no circuito: Roger Federer e Novak Djokovic.
Durante entrevista ao AS, o espanhol ex-número 1 do mundo e chamado “Rei do Saibro”, Nadal relembrou como se preparava para as batalhas contra Federer e Djokovic no circuito.
“Com o Federer, o plano era claro, principalmente no início: pressioná-lo com bolas altas no backhand até que ele parasse, esperando o próximo golpe, e então eu poderia mudar para o forehand. Era uma tática que exigia esforço mental, porque muitas vezes eu via a bola indo para o lado oposto, mas sabia que repetir o backhand o cansaria mentalmente”, explicou Nadal.
“Com o Novak, era mais imprevisível. No saibro, mudei meu jogo um pouco mais do que nas superfícies rápidas. Nas quadras duras, quando meu corpo já não me permitia me esforçar tanto, sofri muito mais. Tive que encurtar os pontos, e vencer o Novak em dois ou três golpes era muito difícil. Às vezes, tentei ser mais agressivo no saque, mas não funcionou. No saibro, encontrei soluções, e na grama, também tive chances, embora tenha acabado perdendo as semifinais“, disse o espanhol.









