O italiano Lorenzo Musetti, quinto da ATP, voltou a ter um momento de lesão após abrir vantagem contra o sérvio Novak Djokovic, quarto, e viu-se obrigado a abandonar a disputa de quartas de final do Australian Open. Djokovic faz sua 13ª semifinal na Austrália.
Dono de dez títulos do Australian Open, o sérvio Novak Djokovic ia perdendo a partida diante de Musetti em 6/4 6/3 1/1 quando viu o italiano sofrer com uma lesão muscular na coxa direita, tentar se manter no jogo e acabar abandonando após 2h08 e placar de 4/6 3/6 3/1 para o sérvio.
Musetti abriu a partida sendo quebrado no 2º game, mas jogando de maneira muito agressiva na devolução de saque e trabalhando bem com seu backhand cruzado e buscando as paralelas, reagiu rapidamente, devolveu a quebra a Djokovic que cometeu erro e passou a pressionar o sérvio que voltou a ser quebrado no 5º game e viu o italiano encarreirar quatro games para abrir vantagem e administrar a parcial.
Os dois tenistas tentaram se pressionar e trocaram quebras nos três primeiros games do segundo set. Djokovic errou mais, acumulou no jogo 32 erros não-forçados a 23 do italiano, que abriu 3/1 na parcial e administrou até fechar o set com nova quebra em belíssimo forehand na linha.
No intervalo do terceiro set, Djokovic pediu atendimento médico para refazer o curativo de uma bolha que tem na sola do pé direito. O tenista também tem um calo, que pelas imagens da transmissão internacional, pareceu estar aberto e também passou por curativo.
Na volta para o set, os dois tenistas foram confirmando seus games de saque até que sacando no 3º game, Musetti cometeu dois erros não-forçados e sacando com 0-40 pareceu sentir a perna. O jovem italiano gesticulou e falou com sua equipe, acabou quebrado e pediu atendimento fisioterápico no intervalo do terceiro game. Musetti recebeu uma massagem, tentou jogar mais um game, mas sem conseguir se movimentar, abandonou o jogo.
Esta não é a primeira vez que o italiano sente uma lesão após abrir 2 sets a 0 diante de Djokovic. Em 2021, pelas oitavas de final de Roland Garros, o italiano venceu os dois primeiros sets, sentiu uma lesão nas costas, tentou e acabou abandonando o jogo quando perdia em 6/7 (7-9) 6/7 (2-7) 6/1 6/0 4/0.
Djokovic segue em busca de mais uma final em Melbourne Park e aguarda pelo vencedor do duelo entre o italiano Jannik Sinner e o americano Ben Shelton.
Lorenzo Musetti é o primeiro tenista na Era Aberta a abandonar uma partida de quartas de final de Grand Slam após vencer os dois primeiros sets, apontam as estatísticas do OptaAce.









