O brasileiro Thiago Monteiro foi eliminado na primeira rodada do qualificatório do US Open, quarto e último Grand Slam da temporada, jogado em quadras duras.
Ex-número 61 do mundo e atual 170º, Monteiro foi eliminado pelo americano Murphy Cassone, de 23 anos e 172º colocado do ranking, com as parciais de 6/3 5/7 7/5 em 2h23min de duração, em partida disputada na quadra 9 do complexo de Flushing Meadows.
O adversário dominou o encontro até sacar em 3-2 no segundo set, quando Thiago conseguiu devolver a quebra e igualar o placar. Quando o americano sacou em 5-6, o brasileiro pressionou e novamente conseguiu a quebra, levando para o set decisivo, onde o cearense viu o adversário abrir quebra de vantagem, reagiu e quebrou de volta, empatando em 5-5, mas sofreu nova quebra e não resistiu, com o rival sacando para fechar e finalizar o placar.
Presença constante no Top 100 mundial, Monteiro vem em uma temporada de resultados abaixo e teve uma queda significativa em seu ranking nos últimos meses. Ele busca retomar as vitórias iniciando uma gira no saibro europeu, iniciando na próxima semana no Challenger 75 de Como, na Itália, e a seguir no Challenger 125 de Genoa, no mesmo país.