O Mubadala World Tennis Championship tornou-se o evento de abertura da temporada para os principais tenistas do circuito. O torneio exibição realizado em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, não contará com a participação do suíço Roger Federer este ano.
Rumores dão conta de que Federer não foi convidado para o torneio milionário em virtude de sua ruptura com a IMG, empresa de marketing e administração esportiva, que administrava a carreira do suíço e é detentora dos direitos do torneio. Entretanto, o diretor para o Oriente Médio e Norte da África, Greg Sproule, esclareceu o motivo da exclusão do suíço do torneio.
Em entrevista Sproule afirmou: "A principal razão é que estão celebrando os campeões do passado e Roger, infelizmente, não venceu o evento. O Championship adora Roger e estimamos sua amizade, mas aderimos ao tema de campeões do passado e jovens da ATP. Esta foi uma decisão definitiva".
O executivo explicou que a opção por incluir Andy Murray se deu porque há muitos britãnicos vivendo na região. Já a escolha por Rafael Nadal é que o espanhol precisava de um bom lugar para voltar às quadras após lesão. Noval Djokovic é o atual campeão e por isto foi convidado.
Sproule fez questão de salientar que "(o torneio) nunca se fecha a ninguém, e isso inclui Roger".
O torneio será disputado entre 27 e 29 de dezembro e terá ainda em sua chave o espanhol David Ferrer, o sérvio Janko Tipsarevic e o tcheco Tomas Berdych.