Pierre Paganini, preparador físico de longa data do tenista atual número 1 do mundo Roger Federer, declarou ao diário americano The New York Times que o suíço, apesar de seus 31 anos, não perdeu velocidade e segue treinando com bastante motivação.
"Estou convencido que Roger não perdeu o passo. Não se pode esquecer que o Federer tem uma qualidade enorme de antecipação. No tênis não é preciso ser apenas rápido. Você precisa ter uma corrida limpa usando a velocidade com inteligência, e Roger é muito inteligente nesse departamento. E questão de visão de quadra, antecipação e maturidade", disse Paganini.
Seu preparador afirmou ainda que Federer nunca sofreu uma série lesão pois sabe se recuperar das partidas: "Pra ele é natural se recuperar após uma série de torneios e depois ele fica ainda mais motivado a treinar novamente. Federer está motivado agora como se fosse um juvenil. Falo pelo lado do físico. Quando era jovem ele era um artista que queria ser artista. Agora é um artista que sabe exatamente o que precisa fazer para mostrar sua virtuosidade".