X

Sindrome de Hoffa, o problema que afeta Nadal

Sexta, 17 de agosto 2012 às 11:41:41 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional
Por Gilbert Bang, médico da Copa Davis - A síndrome de Hoffa (ou síndrome do impacto da gordura infrapatelar) foi descrita por Albert Hoffa em 1904. A gordura de Hoffa está localizada atrás do tendão patelar do joelho, entre o fêmur e a tíbia e entre o fêmur e a patela.

Microtraumas de repetição podem levar a alterações crônicas desta gordura causando dor na face anterior do joelho. Ao longo do tempo, com a formação de fibrose, podemos encontrar a gordura hipertrofiada e consequentemente o espaço articular diminui o que leva a uma síndrome de impacto.

Além da fibrose, pode ocorrer necrose das células gordurosas e transformação das células gordurosas em outros tipos de células como cartilagem e osso.

A dor e a perda de movimentos do joelho são os principais sintomas. O tratamento inicial é clínico e o afastamento da prática esportiva é necessário. Naqueles casos sem sucesso com o tratamento clínico, a cirurgia tem-se mostrado eficaz com poucos índices de recidiva.

Há várias lesões que podem ser confundidas com a síndrome de Hoffa e por isso o diagnóstico diferencial deve ser muito bem feito para iniciar o tratamento adequado precocemente!

Sobre Dr. Gilbert Bang

Gilbert Bang é médico fisiatra, mestre em Ortopedia e Traumatologia, médico do Centro de Reabilitação do Hospital Albert Einstein (SP), membro da Society for Tennis Medicine and Science (STMS). Bang também é Médico da Equipe Brasileira da Copa Davis, do Núcleo de Ciências Aplicadas ao Tênis e do Departamento de Alto Rendimento da Confederação Brasileira de Tênis.

Fale com o Bang: gilbertbang@hotmail.com
banner
banner
banner