X

A nova Raquete de Nadal: o que você pode aprender com ela

Quarta, 15 de fevereiro 2012 às 10:11:52 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional
Por Ricardo Yamaguchi - O assunto sobre equipamentos de tênis que mais bombou nos noticiários deste começo do ano foi a nova configuração da raquete do espanhol Rafael Nadal. Ele mesmo confirmou que alterou o peso da raquete, buscando mais potência nos golpes.

Além disso o objetivo do espanhol é poupar físico finalizando os pontos mais rapidamente além de buscar uma forma de derrotar o sérvio Novak Djokovic.

Mas o que ele efetivamente fez ? E porque fazendo isso ele ganha mais potência nos golpes ?

Esse é um assunto que poucos dominam, e dentre esses, muitos tem medo de experimentar. O que ele fez foi simplesmente colocar mais peso (através de fitas de chumbo) na região da cabeça da raquete. Ninguém foi capaz de identificar isso pois o peso estava escondido embaixo da proteção plástica da cabeça, o famoso bumperguard (que já serve para proteger a raquete de riscos normais de jogo, e ainda assim muitos também aproveitam para colocar a fita protetora para conservar inclusive essa proteção plástica ).

Pode ser que você não sabia, mas aquela proteção (e todas as outras partes plásticas da raquete) pode ser substituída, dessa forma é possível retira-la e colocar as fitas de chumbo (também conhecidas como lead tape) por baixo, para que não apareçam.

E porque ele ganhou mais potência nos golpes ?

Resumidamente, porque uma raquete mais pesada produz uma bola mais pesada (a própria Física explica isso). Um exemplo básico é o do martelo: qual martelo facilita o trabalho de pregar? Um menor e mais leve ou um maior e mais pesado ? O mais pesado, óbvio, pois você consegue com ele transferir mais energia (que na verdade é quantidade de movimento, em bom “Fisiquês” ). Mas só é possível produzir uma bola mais pesada com uma raquete mais pesada se você conseguir movimentar a raquete adequadamente. Se você colocar muito peso nela, seu swing se tornará mais lento, e consequentemente a bola perderá velocidade e peso. Parece complicado agora? Mas não é. O que acontece é que cada um tem um ponto ótimo de peso onde consegue produzir um swing rápido o bastante para produzir uma bola pesada. A partir daí, o swing começa a ficar gradualmente mais lento, e antes desse ponto, apesar da raquete mais leve ser capaz de produzir um swing mais rápido, essa velocidade extra não ajuda a gerar tanta velocidade na bola como o peso extra. E isso é algo que cada um deve descobrir por si só, e é por isso mesmo que a raquete deve casar com seu braço, até mesmo para evitar lesões.

Além disso, o local onde você coloca o peso na raquete influencia muito no desempenho dela. Se for próximo ao cabo, afetará muito pouco na potência do golpe, mas se for próxima da ponta da cabeça, afeta e muito na potência. Isso porque diferentes locais onde o peso extra é adicionado alteram de forma diferente o Swingweight, que nada mais é que um número que traduz a dificuldade de se movimentar a raquete, e esse número influi diretamente na potência do golpe.

Na minha opinião, acredito que todos podem e devem testar acrescentar alguns gramas de chumbo às suas raquetes. Isso porque as marcas desenvolvem novas raquetes cada vez mais rápido para atender o maior número possível de jogadores, mas isso não quer dizer que elas consigam produzir uma especialmente para você. Talvez uma pequena modificação na raquete pode trazer benefícios e vantagens enormes no seu jogo.

Um abraço, e bom bate bola!

Ricardo Yamaguchi

Se você quiser saber mais sobre, acesse nosso blog:

Swingweight: http://www.equipamentodetenis.com.br/2011/08/swingweight-o-que-e-e-porque-importa.html
Swingweight parte 2: http://www.equipamentodetenis.com.br/2011/08/swingweight-em-numeros.html
Adicionando chumbo: http://www.equipamentodetenis.com.br/2011/09/chumbo-por-que-deixar-raquete-mais.html

Sobre Ricardo Yamaguchi

Dono do Blog Equipamento de Tênis, Yamaguchi tem 28 anos, acompanha tênis há 20 deles, já foi jogador juvenil e treinou com nomes como Givaldo Barbosa.

banner
banner