X

Jogue Melhor - Customize sua Raquete para subir de nível

Terça, 01 de março 2011 às 15:27:38 AMT

Link Curto:

Diego Vidal - II
Por Diego Vidal, técnico de tênis, e Andréa Amaral - Olá pessoal da Tenisnews, está próxima matéria é sobre equipamento, mais precisamente sobre customização de raquete. Convido hoje Andréa Amaral para dar dicas ao tenista amador para evelar o nível de jogo.

Andréa Amaral, umas das pessoas mais especializadas em cordas e equipamentos, e de minha equipe na área de consultoria em corda e equipamento.

Eleve seu jogo ao próximo nível

Todos os fabricantes de raquetes, produzem modelos para todos os tipos de jogadores. Raramente há um encaixe perfeito entre jogador e modelo. É como comprar uma roupa nova, umas vão servir, já outras necessitam de alguns ajustes.

Praticamente todos os jogadores (as) profissionais, usam raquetes customizadas para suas necessidades. Eles sabem da importância da raquete customizada para uma melhor performance em quadra.

E o que uma raquete customizada pode fazer pelo seu jogo?

Seja qual for o nível de jogo, profissional ou amador, a customização irá ajudá-lo a elevar seu nível de jogo a um novo patamar.

Uma pequena quantidade peso colocada no lugar errado, pode alterar significativamente o desempenho de sua raquete. Você pode usar um pouco de lead tape e alterar sua raquete, mas uma boa dose de precaução é fundamental. Adicionar peso aleatoriamente, pode levar sua raquete a um pior desempenho ao invés de melhorá-la, podendo inclusive, causar lesões crônicas.

Pesar a sua raquete, você pode fazer com uma balança de precisão mas e verificar o swingweight ?

Isto, somente poderá ser verificado com um equipamento específico, o RDC (Racquet Diagnostic Center - Babolat) ou PTC (Prince Precision Tuning Center). Porém, existem poucos equipamentos desses no Brasil.

Alterar a massa, o balanço e swingweight são medidas básicas de uma customização. Mas o que é swingweight? Simplificando, é o peso que sentimos quando a raquete está em movimento, que é determinado pela massa total da raquete e como a massa está distribuída.

Igualar raquetes

Quando compramos 2 ou mais raquetes encontramos variações de até 15 gramas entre raquetes de mesmo modelo, e que são aceitáveis em seu processo de fabricação. Pode parecer pouco, mas altera significativamente o desempenho de sua raquete.

Você já passou por isso? Estar jogando e na metade do set, arrebenta a corda, e você pega em sua bag outra raquete. Depois disso sua performance cai e você fica falando consigo mesmo: A corda da minha raquete favorita arrebentou e demorei para encontrar meu jogo... Por que temos uma raquete preferida se teoricamente elas são iguais? Simples, na verdade não são iguais.

Mesmo tendo um par de raquetes do mesmo modelo, uma com massa de 330 gr e a outra com 325 gr, não é simplesmente adicionando 5 gr que você irá igualá-las; Pelo contrário, você pode fazer com que elas joguem ainda mais diferentes. Para igualar as raquetes, é fundamental saber medidas de massa, balanço e swingweight. Igualar raquetes é indispensável para que você tenha o mesmo desempenho, independente de qual de suas raquetes escolha usar, evitando assim, fazer ajustes a cada troca de raquetes, sem alterar sua performance.

Ajuste de golpe

Uma outra forma de customizar raquete é o ajuste de golpes.

Se um jogador está batendo muito cedo, são adicionados pesos em locais específicos para desacelerar a batida, ou se ele está batendo atrasado pode ser adicionado peso em locais específicos, para que acelere a cabeça da raquete.

A troca de informações durante o processo de customização é fundamental.

Existem muitas formas de customização, estas são apenas algumas delas. Um técnico em raquetes que seja experiente, vai ajudá-lo a obter o máximo desempenho de sua raquete e com a personalização correta a elevar o seu nível de jogo.









Por Andréa Amaral , Certified Stringer e Master Racquet Technician pela United States Racquet Stringers Association e pela European Racquet Stringers Association.

http://www.racquetcenter.com.br

Este texto escrito por Andréa Amaral proibido qualquer cópia ou reprodução sem autorização.
banner
banner