Recuperar a liderança no ranking não é a maior prioridade para Rafael Nadal, destacou o técnico do tenista, Toni Nadal, afirmando que vai encurtar o calendário do pupilo para presevar sua parte física.
Depois de assumir o topo por mais de 40 semanas em 2008 e 2009, o espanhol vem vivendo uma série de lesões no joelho e hoje está na terceira posição do ranking da ATP. Após conquistar o Masters 1000 de Monte Carlo a primeira providência foi tomada ao desistir do ATP 500 de Barcelona (Espanha), torneio pelo qual defendia o pentacampeonato.
"Suponho que vamos jogar menos. A decisão de Barcelona foi para poder se preparar melhor pra temporada que vem aí, que é dura e também para evitar problemas para Roland Garros e Wimbledon", disse Toni.
"O mais importante para o Rafa não é o ranking, mas sim estar em boa forma em todos os torneios que faz parte, em saber que tem a chance de conquistar os torneios que disputa. Claro que se ele estiver na melhor forma melhor ranking terá", disse Toni que discordou sobre o estilo de jogo de Nadal ser baseado no físico: "Não vejo que ele tenha um jogo excessivo na parte física. Essa história vem de quando o Nadal tinha 17, 18 anos. Se você olhar hoje não vejo que o Rafa corra mais do que seus rivais".