X

Federer dá show, derruba Safin e pega Nadal na final

Sexta, 04 de julho 2008 às 10:56:41 AMT

Link Curto:

Federer - Wimbledon 08 VII
Com mais uma bela atuação, Roger Federer derrubou o russo Marat Safin, ex-número 1 do mundo, e alcançou sua sexta final consecutiva em Wimbledon. Nesta sexta-feira. o atual líder do ranking precisou de apenas 1h42min para marcar 6/3 7/6 (7/3) 6/4 sobre o atual 75o. do ranking.

Haviam muitas expectativas sobre esta partida semifinal dado a confiança adquirida por Safin ao bater Novak Djokovic na segunda rodada e apresentar tênis semelhante ao que quando era o líder do ranking e quando venceu o Australian Open em 2005 batendo Federer na semifinal por 9/7 no quinto set. Mas Federer tratou de sacar muito com 68 % de seu primeiro serviço, 14 aces, e salvar as únicas duas chances de quebra de Safin para ser melhor nos momentos decisivos. Pesou também os erros não-forçados, 25 a 14 para Safin.

Este foi o 11º jogo entre os dois e o tenista da Basiléia mantem hegemonia com apenas duas derrotas. Foi o segundo duelo em Wimbledon e a segunda vitória por 3 sets a 0 de Federer.

O pentacampeão no All England Club atinge sua sexta final consecutiva e enfrenta Rafael Nadal pela terceira vez seguida na decisão. Além disso, Federer corre atrás de seu 13o. Grand Slam nessa que será sua 16a. final.

O jogo

O diferencial do primeiro set foi o início quando o russo entrou cometendo cinco de seus sete erros e cedeu uma quebra e 3/0 para o suíço (errou uma bola em todo o set) logo de cara. Depois Safin melhorou, conseguiu trabalhar os pontos com mais calma sem erros e foi mantendo seu saque, mas não teve chances de quebra. No último game Safin equilibrou com 30 iguais, mas ao todo 3 aces e outro bom saque deram o set ao número 1 por 6/3 em 24 minutos.

A segunda etapa foi bem equilibrada e durou 44 minutos. Safin começou melhor cometendo menos erros e sacando com mais eficiência. O russo teve duas chances de quebra no quarto game, mas Federer serviu no corpo do oponente e não deu chances. O número 1 teve apenas uma chance no nono game, mas Safin aplicou um ace. O jogo foi ao tie-break onde o russo cometeu dois erros e deixou Federer abrir 5 a 1 para fechar por 7/6 (7/3).

Na terceira parcial muito equilíbrio dos dois lados. Ambos sacaram muito bem. Federer teve uma chance na metade, mas o russo se salvou. Todavia, no 10º game, Federer foi pra cima, conseguiu um break e após deslocar Safin, encaixou um winner de backhand na cruzada, vibrando muito com a conquista por 6/4.
banner
banner