X

Nadal tem o dobro de vitórias sobre Federer - Veja os números da rivalidade

Sábado, 07 de junho 2008 às 16:30:00 AMT

Link Curto:

Federer x Nadal - Superfícies

Por Fabrizio Gallas

A maior rivalidade do tênis teve neste domingo outro capítulo emocionante. Com a conquista na final de Wimbledon, Rafael Nadal chegou ao seu 5º Grand slam e venceu pela primeira vez na grama o número 1 do mundo. Apesar de estar atrás no ranking, Nadal agora tem o dobro de vitórias sobre Federer. Vejam então os relatos de todos os duelos e mais os números de cada um nos 18 jogos disputados até hoje.

Números de Federer x Nadal:

Jogos: 18 - Vitórias de Nadal: 12 - Vitórias de Federer: 6
Jogos no Saibro: 10 - Vitórias de Nadal: 9 - Vitórias de Federer: 1
Jogos na Rápida: 5 - Vitórias de Nadal: 2 - Vitórias de Federer: 3
Jogos na Grama: 3 - Vitórias de Nadal: 1 - Vitórias de Federer: 2

Total em Sets: 62 - Nadal: 37 - Federer 26

Sets no Saibro: 34 - Nadal: 25 - Federer: 9
Sets na Rápida: 14 - Nadal: 6 - Federer: 8
Sets na Grama: 12 - Nadal: 6 - Federer: 8

Total em Games: 665 - Nadal: 322 - Federer 303

Games no Saibro: 335 - Nadal: 184 - Federer: 151
Games na Rápida: 135 - Nadal: 63 - Federer: 72
Games na Grama: 155 - Nadal: 75 - Federer: 80

18º jogo - 2008 Wimbledon (GBR) - Final - Grama - Nadal 6/4 6/4 6/7 (5) 6/7 (8) 9/7

Uma batalha épica melhor até do que a decisão de 2007. Nadal chegou em Wimbledon com o inédito título de Queen´s e pela primeira vez com forte credenciamento para bater Federer. A decisão começou melhor para Nadal que salvou vários breaks e confirmou suas chances para marcar 6/4 6/4. No fim do terceiro set a chuva, fator corriqueiro em Wimbledon, apareceu e paralisou o jogo por 1h10min. Na volta Federer venceu num tie-break bem jogado com vários aces. No quarto set nenhum break para os tenistas e no desempete Nadal teve dois match-points, um com o saque, mas Federer deu passada mágica e venceu. O quinto set foi paralisado de novo pela chuva no quinto game. No retorno muita emoção com ambos tendo chances. Nadal teve mais oportunidades e quebrou apenas no 15º game para fechar o jogo apenas no 4º match-point. Nadal ficou muito emocionado após vencer Wimbledon pela primeira vez e comemorou subindo às arquibancadas com sua equipe.

17º jogo - 2008 Roland Garros (FRA) - Final - Saibro - Nadal 6-1 6-3 6-0
Um jogo que tinha tudo para ser histórico. Nadal lutava pelo tetra, Federer buscava seu 1º Slam no saibro. O suíço afirmara que tinha tática e físico prontos para derrubar Nadal. Mas aconteceu o contrário. Nadal muito aplicado taticamente deu uma surra tendo que se salvar de chances do suíço apenas na metade do segundo set. No último ele coroava o tetra com um pneu, seu primeiro na carreira sobre Federer. Foi a primeira vitória por 3 sets a 0 nos 17 jogos do duelo Federer x Nadal.

16º jogo - 2008 ATP Masters Series Hamburgo (Alemanha) - Saibro - Final - Vencedor - Nadal 7-5 6-7(3) 6-3

A última partida disputada entre Federer e Nadal foi uma das mais emocionantes. O suíço liderava o primeiro set com uma quebra de vantagem, mas tomou a virada diante de um forte Nadal mentalmente. Na segunda parcial Federer tinha tudo para passear quando abriu duas quebras, Nadal foi buscar igualou 5/5, mas no tie-break o número 1 do mundo levou a melhor.

Quando tudo parecia mudar de ares para a etapa decisiva, Nadal se concentrou e com placar relativamente apertado se impôs. O espanhol sofreu com uma distensão na coxa sentida ao fim da primeira etapa decorrente de quatro semanas de jogos no saibro. Nadal se vingou do ano anterior quando havia perdido na decisão do mesmo evento.

15º jogo - 2008 ATP Masters Series Monte Carlo (MON) Saibro - Final - Nadal 7-5 7-5

Nos dois sets desse duelo, o primeiro de 2008, Federer dominou, teve quebras a frente, mas falhou, cometeu erros e deixou Rafa vencer no finalzinho. O espanhol faturou o tetracampeonato em solo monagasco com o terceiro triunfo em cima de Federer.

14º jogo - 2007 Masters Cup Shanghai (CHN) - Rápida - Semifinal - Federer 6-4 6-1

Federer entrou como favorito após se classificar na frente em seu grupo no torneio que reúne os oito melhores do mundo na China. Nadal batalhou, mas terminou na segunda posição atrás do compatriota David Ferrer, por isso os dois se encontraram antes da final. O primeiro set foi equilibrado, Nadal teve algumas chances, mas o suíço concretizou no final e venceu. Na segunda parcial o número 1 do mundo disparou a direita e jogou seu melhor tênis para chegar na decisão onde conquistaria o título.

13º jogo - 2007 Wimbledon (GBR) - Grama - Final - Federer 7-6(7) 4-6 7-6(3) 2-6 6-2

O jogo mais espetacular entre os dois. Federer lutava pelo pentacampeonato para igualar a marca de Bjorn Borg enquanto que Nadal buscava a primeira conquista na sagrada grama inglesa, um dos sonhos de sua carreira. Federer venceu o primeiro e terceiro sets no detalhe e baixou muito o nível na quarta parcial. Nadal teve chances de quebra no início do quinto e decisivo sets q1uando o número 1 parecia sem confiança, mas o suíço conseguiu se salvar, quebrou uma vez e voltou a jogar o melhor tênis no final para sair com o triunfo.

12º jogo - 2007 Roland Garros (FRA) - Saibro - Final - Nadal 6-3 4-6 6-3 6-4

Federer teve inúmeros break-points no primeiro set e não aproveitou, o que poderia mudar a história da partida. Depois de vencer o segundo set, o tenista da Basiléia perdeu um pouco o nível enquanto quew Nadal cresceu e controlou bem para sair com o tricampeonato.

11º jogo - 2007 ATP Masters Series Hamburgo (ALE) - Saibro - Final - Federer 2-6 6-2 6-0

Outro jogo importante na história dos jogadores. Nadal vinha com uma sequência de 81 vitórias seguidas no saibro, recorde no tênis, mas ao mesmo tempo estava cansado por conquistas em Monte Carlo, Barcelona e roma nas semanas anteriores. Depois de dominar o primeiro set, o espanhol teve algumas chances de quebra no segundo, chegou a liderar no início, mas Federer soube ter paciência, para virar e dar um pneu em um estafado adversário na última parcial. É por enquanto a única vitória do suíço no saibro sobre Nadal.

10º jogo - 2007 ATP Masters Series Monte Carlo (MON) - Saibro - Final - Nadal 6-4 6-4

Um dos piores jogos de Federer contra Nadal. O espanhol, ao contrário, dominou e com uma quebra de diferença em cada set manteve a vantagem sendo pouco ameaçado. Tricampeonato incontestável.

9º jogo - 2006 Masters Cup Shanghai - Rápida - Semi - Federer 6-4 7-5

Nadal vinha de tropeço no torneio que reúne os oito melhores do mundo e por isso os dois se encontraram nas semis. Federer controlou bem o primeiro set para vencer com uma quebra. No segundo o suíço teve chances de vencer mais fácil, Nadal lutou, igualou 5/5, mas Federer foi mais agressivo no piso rápido para vencer e conquistar o título contra James Blake no jogo seguinte.

8º jogo - 2006 Wimbledon (GBR) - Grama - Final - Federer 6-0 7-6(5) 6-7(2) 6-3

Favoritismo era todo em cima de Federer que passeou em sua campanha na grama inglesa. Nadal nunca havia conquistado um resultado expressivo antes dessa final, por isso trazia dúvidas sobre as chances da conquista. Federer saiu falando alto com um pneu, Nadal se recuperou tendo um break e 3/1 no segundo set, mas Federer vencia no tie-break. O espanhol deu esperanças ganhando o terceiro set no detalhe. Mas Federer se recuperou, abriu 5/1 no quarto set, fechando por 6/3. Era o tetra do suíço.

7º jogo - 2006 Roland Garros (FRA) - Saibro - Final - Nadal 1-6 6-1 6-4 7-6(4)

Pela primeira vez Federer e Nadal disputavam o título em Paris. O suíço entrava em sua primeira decisão de Roland Garros e tentava o único Grand Slam que lhe faltava. O número 1 começou muito bem o jogo por pouco não dando um pneu. Mas Nadal se recuperou, repetiu o placar do oponente no segundo set e controlou bem no set seguinte. Na última parcial muito equilíbrio. Melhor na parte mental, Nadal levou no tie-break e comemorou o bicampeonato.

6º jogo - 2006 ATP Masters Series Roma (ITA) - Saibro - Final - Nadal 6-7(0) 7-6(5) 6-4 2-6 7-6(5)

Para Nadal este é o melhor jogo entre os dois. Talvez não para Federer que perdeu match-points no quinto set. Em um jogo de cinco horas, Nadal levou a melhor em um tie-break disputado decidido nos detalhes. Os dois jogaram o melhor tênis, mas o touro conquistou o bicampeonato na raça.

5º jogo - 2006 ATP Masters Series Monte Carlo (MON) - Saibro - Final - Nadal 6-2 6-7(2) 6-3 7-6(5)

Nadal começou atropelando a mostrando quem era o melhor no piso de saibro. Mas Federer se recuperou e deu mostras que poderia levar o caneco. Todavia nos dois sets seguintes o espanhol de novo fez valer sua melhor condição na terra e venceu com parciais apertadas.

4º jogo - 2006 Dubai (UAE) - Rápida - Final - Nadal 2-6 6-4 6-4

Federer deu um show de tênis no primeiro set e tudo indicava que levaria a partida sme problemas, mas Nadal se manteve focado, conseguiu uma quebra importante no início do segundo set e venceu. Na terceira parcial equilíbrio até Nadal conseguir abrir vantagem para sair com a vitória e conquistar até aqui seu único título nos Emirados Árabes, um dos torneios mais importantes após os Grand Slams e Masters Series.

3º jogo - 2005 Roland Garros (FRA) - Saibro - Final - Nadal 6-3 4-6 6-4 6-3

Depois de perder na 3a. rodada no ano anterior para Gustavo Kuerten, Roger Federer chegava como grande favorito e com apertite para vencer no saibro. Mas do outro lado da rede tinha a então jovem promessa Nadal de 19 anos que vinha de títulos no Brasil Open, Acapulco, Roma e Monte Carlo. Pela primeira vez Federer provava do veneno de Nadal no piso lento e perdia em quatro sets equilibrados. Nadal conquistava Roland Garros pela primeira vez no jogo seguinte diante do argentino Mariano Puerta.

2º jogo - 2005 ATP Masters Series Miami (EUA) - Rápida - Final - Federer 2-6 6-7(4) 7-6(5) 6-3 6-1

Era o segundo duelo entre os dois em Miami e ainda não existia uma rivalidade. Nadal estava apenas aparecendo com três títulos pequenos no circuito. No início Nadal dominou, venceu dois sets, mas Federer mostrou porque era o líder do ranking e conseguia o que até hoje é sua maior virada sobre o espanhol em cinco sets.

1º jogo - 2004 Miami (EUA) - Rápida - Terceira rodada - Nadal 6-3 6-3

Único duelo entre os dois antes de uma semifinal até hoje e também o primeiro jogo. Federer recém se tornara número 1 ao conquistar um mês antes o Aberto da Austrália enquanto que o espanhol tinha 17 anos e ocupava o 34o. posto no ranking. Nadal venceu sem dar chances e surpreendeu o mundo.
banner
banner