X

Eduardo Ribeiro lidera lista de torneio em São Paulo

Terça, 08 de agosto 2023 às 15:45:02 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

Após quatro anos, o Paineiras do Morumby está de volta ao calendário anual do tênis internacional para receber uma etapa do circuito ITF World Tennis Tour.



De 21 a 27 de agosto, as quadras de saibro do tradicional clube de São Paulo recebe o Ano II - Brasil Tennis Cup, evento da série M15 que distribui US$ 15 mil (R$ 73,8 mil na cotação atual) em prêmios e pontos para o ranking da ATP. O Hospital Sírio-Libanês é o patrocinador oficial da competição.

Na história do tênis brasileiro, o Paineiras é reconhecido por sua capacidade de formar grandes atletas. Casos de Jaime Oncins e Roberta Burzagli, capitães atuais do Brasil nas equipes da Copa Davis e da Billie Jean King Cup, respectivamente. E por falar na 'antiga' Fed Cup, o saibro da agremiação paulistana foi sede de um confronto válido pelos Play-offs do Grupo Mundial, em 2005. 

Paulo Nigro, CEO do Hospital Sírio-Libanês, aprova a iniciativa de incentivar o Brasil Tennis Cup, pois o tênis é uma forma esportiva de promover o bem-estar e o amor à vida.

“A prática ao esporte é forma de manter seu corpo ativo e fugir do sedentarismo, em linha com nosso trabalho de promoção à saúde, realizado pelas equipes que atuam no hospital e nas nossas parcerias com instituições e empresas pelo país afora. Incentivar eventos como esse são uma expressão da nossa missão de levar a todos os brasileiros uma vida plena e digna”, afirma Nigro.

Ao longo da última década, o Instituto Sports realizou dezenas de eventos, incluindo ITFs e até ATP Challengers no Paineiras, comprovando seu compromisso de trabalhar no desenvolvimento do tênis nacional. Em 2023, a tendência é que o Brasil Tennis Cup tenha uma chave fortíssima, já que o line-up reúne jogadores dentro do grupo dos 350 melhores do planeta. 

Encabeçando a lista de inscritos divulgada pela Federação Internacional de Tênis (ITF), aparece o gaúcho Eduardo Ribeiro, atual 329⁰ do ranking. No ano passado, o gaúcho foi o brasileiro que mais evoluiu na relação da ATP ao longo da temporada e conquistou três títulos em solo brasileiro. 

Com a evolução no ranking, o tenista de 25 anos deu um passo acima em suas prioridades e se aventurou por Challengers em 2023. O saldo foi positivo: Ribeiro galgou triunfos importantes e alcançou a semifinal em Medellín, em junho, após sair do qualifying. A confiança foi tamanha que ele se arriscou até em fases prévias do Rio Open, em fevereiro, e do ATP 250 de Los Cabos, na semana passada.

Ribeiro é seguido pelo norte-americano Kyle Seelig, 435º do mundo e inscrito também para o Ano IV - Brasil Tennis Classic, que ocorre entre 14 e 20 de agosto em Belém. Na sequência, o pernambucano José Pereira, 535º da ATP e outro garantido na Assembleia Paraense, também chega preparado após uma longa gira de Challengers pela Europa. 

Por enquanto, a legião brasileira no Paineiras é completada com mais sete representantes. São eles: o brasiliense Gilbert Klier (784º), o paranaense Fernando Yamacita (808º), o mineiro João Victor Loureiro (841º) e o paulista Igor Gimenez (854º). Por constarem no top 100 do ranking da ITF, os juvenis Pedro Rodrigues e Gustavo Ribeiro de Almeida têm lugares garantidos na chave principal. 

Veja a lista de inscritos para o Ano II - Brasil Tennis Cup: 

Eduardo Ribeiro (BRA)
Kyle Seelig (USA)
José Pereira (BRA)
Ignacio Carou (URU)
Gilbert Klier (BRA)
Kosuke Ogura (JPN)
Rodrigo Pacheco Mendez (MEX)
Santiago De La Fuente (ARG)
Fernando Yamacita (BRA)
João Victor Loureiro (BRA)
Igor Gimenez (BRA)
Roy Smith (USA)
Juan Manuel La Serna (ARG)
Thiago Cigarra (ARG)
Preston Brown (USA)
Jesse Flores (CRC)
Pedro Rodrigues (BRA) **
Gustavo Ribeiro de Almeida (BRA) **

teninews.com.br
br.jooble.org