X

Federer leva virada de Aliassime e é eliminado em Halle

Quarta, 16 de junho 2021 às 11:47:03 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

Roger Federer, número oito do mundo, foi eliminado, nesta quarta-feira, nas oitavas de final do ATP 500 de Halle, na Alemanha, evento no piso de grama com premiação de 1,3 milhão de euros.



Leia Mais:

Federer nunca havia perdido tão cedo em Halle

Federer enaltece Djokovic e opina sobre corrida dos Slams

 

O suíço da Basileia, dono de dez títulos do torneio e defensor do troféu em 2019, caiu diante do jovem de 20 anos, Felix Aliassime, 21º colocado, por 2 sets a 1 de virada com parciais de 4/6 6/3 6/2 após 1h44min . É sua derrota mais cedo no torneio onde jamais tinha caído antes das quartas de final.
Foi um encontro de gerações uma vez que os dois fazem aniversário no mesmo dia, 8 de agosto, só que com diferença de 19 anos. 
Aliassime vinha de final de Stuttgart, na Alemanha, sua oitava na carreira onde nunca somou um título sequer.
Federer disputou seu quarto torneio desde o retorno de duas cirurgias no joelho onde ficou mais de um ano parado. Ele vinha de três vitórias em Roland Garros e optou por não jogar as oitavas de final para ter uma maior preparação na grama visando Wimbledon.
Aliassime, pupilo de Toni Nadal (técnico não está com ele na semana), encara o alemão Jan Struff, algoz de Daniil Medvedev, segundo do mundo, ou o qualifier americano Marcos Giron nas quartas de final.

Federer perderá pontos e ficará com 4815 na próxima lista. Ele não é ameaçado esta semana, mas em Wimbledon terá 1200 da final de 2019 a descontar e pode até deixar o top 10 caso não faça uma boa campanha.

Agora ele soma cinco vitórias e três derrotas desde a volta às quadras.


O jogo

O primeiro set foi com os dois sacando bem. Aliassime sem dar chances e perdendo chances de quebra do meio pro fim da parcial. Foram quatro breaks salvos por Federer que aproveitou sua única chance e fechou por 6/4.

Na segunda parcial, Federer seguiu se safando até ser quebrado e cair por 6/3. Os erros apareceram, o saque de Aliassime falou alto e a confiança nas trocas de bola também. Aliassime abriu 4 a 0 com duas quebras e Federer e seu staff, o técnico Ivan Ljubicic, se mostrou preocupado.  Federer, cabisbaixo, nada pode fazer com o saque e as direitas do rival.

banner
banner